Missão da CAF analisa investimentos da prefeitura em regiões afetadas por eventos climáticos

26/08/2025 18:15
Thumbnail
Representantes da Corporação Andina de Fomento visitaram a Usina do Gasômetro

A visita técnica de representantes da Corporação Andina de Fomento (CAF) à capital gaúcha foi concluída nesta terça-feira, 26. Durante dois dias, membros da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG) e executivos do banco avaliaram o estágio atual do Programa de Inovação Social para Transformação Territorial de Porto Alegre (PoaTerritorial). Os temas abordados incluíram governança do projeto, licitações, comunicação institucional e os próximos passos. A última atividade foi uma visita à Usina do Gasômetro, reformada com recursos da instituição financeira.

O secretário da SMPG, Cezar Schirmer, ressaltou que as missões técnicas dos bancos são tratadas como oportunidades para aperfeiçoar os projetos financiados com recursos internacionais. “Para nós, é uma experiência nova, pois administramos cinco financiamentos. Aprendemos em cada reunião e ajustamos os processos para sempre oferecer o melhor à população”, comentou.

Durante o encontro, o executivo principal da Gerência de Desenvolvimento Territorial Sustentável da CAF Paulo Rodrigues reafirmou o compromisso da entidade com a capital gaúcha após a enchente histórica de maio de 2024. “Essa foi a operação mais rápida da história da CAF no Brasil. Porto Alegre precisava dessa ação. Em três meses e 40 dias, nós avaliamos e assinamos o contrato”, destacou. O prefeito Sebastião Melo selou o acordo com a instituição de crédito em dezembro de 2024.  

PoaTerritorial - Financiada pela CAF, é uma política pública da Prefeitura de Porto Alegre para reduzir a vulnerabilidade social, ambiental e climática em áreas densamente povoadas da capital gaúcha. A iniciativa prevê a implantação de complexos integrados sustentáveis com foco na inclusão social, resiliência urbana e participação cidadã. Com base no conceito de cidade-esponja, o programa busca mitigar riscos de inundações, promover capacitação profissional, fortalecer redes comunitárias e ampliar a transparência na gestão pública. 

 

Maikio Guimarães

Gilmar Martins