Prefeitura destaca participação dos gestores na atuação dos CRIPs
Nesta quarta-feira, 12, o vice-prefeito e secretário municipal de Relações Institucionais, Gustavo Paim e o secretário-adjunto, Carlos Siegle, apresentaram um balanço dos dois anos de trabalho desenvolvidos pela equipe da Secretaria Municipal de Relações Institucionais (SMRI). Paim e Siegle fizeram um relato sobre a atuação dos Centros de Relações Institucionais e Participativas (Crips). A realização de 19 fóruns ampliados em 2017 e as 23 assembleias em 2018 também foram destacadas durante a reunião.
“O OP entrará nos seus 30 anos com 346.943 participantes em assembleias”, diz Siegle, acrescentando que “houve uma redução do passivo de demandas do OP de 2.395 para 1.697”. Já Paim destacou a participação da equipe em cursos de capacitação e também falou sobre a inserção do poder público junto à sociedade. “Estar presente nas nossas 17 regiões é de uma importância muito grande. Sabemos das dificuldades que enfrentamos no dia-a-dia e vocês são responsáveis por evitar que se tornem problemas ainda maiores. Esta equipe tem um trabalho fundamental para o município. São servidores zelosos que cumprem uma missão e esse sentimento é importante”, concluiu.
Capacitação - Em 2018, gestores dos CRIPs e gestores de Democracia Participativa participaram de cursos gratuitos oferecidos pela prefeitura que abordaram temas como ferramentas da informação, coordenação de reuniões, liderança transformadora, captação de recursos, gestão de conflitos, comunicação eficaz, voluntariado e Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
- Projetos locais e territoriais: em 2018, 178 ações colaborativas nos 17 CRIPs, entre janeiro e novembro, com 29.302 participantes. Em 2017, foram 236 ações colaborativas;
- Plano Diretor - realizadas eleições nas 8 regiões;
- Plano de Mobilidade Urbana - concluiu 8 oficinas de participação para a elaboração do plano;
- Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) - efetuou oficinas, capacitações e gestão da rede comunitária de prevenção a enchentes;
- Capacitação do OP - rodada de oficinas de capacitação dos Conselheiros, Delegados e lideranças comunitárias;
- Conferências - Participação nas conferências da Criança, do Adolescente e do Idoso.
Fabiana Kloeckner