Quarta Conferência Municipal de Saúde Mental será realizada em março e abril deste ano
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA), realizam nos dias 31 de março e 1º e 2 de abril, a 4ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O público-alvo são trabalhadores, usuários, gestão e prestadores de serviços do SUS do município.
De acordo com a coordenadora da Saúde Mental de Porto Alegre, Cristiane Stracke, o evento, que será 100% virtual, tem como objetivo propor diretrizes para a formulação da Política Municipal de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental. “A última conferência foi em 2010 e muitas questões mudaram de lá para cá. Por isso é de extrema importância debatermos assuntos relacionados ao tema, uma vez que a gestão do SUS é participativa”, destaca.
Nesta edição, o tema central será A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS. Serão quatro eixos temáticos: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade e Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
Conforme a coordenadora do CMS/ POA, Tiana Brum de Jesus, a Conferência é o ponto alto da democracia no SUS, onde se analisam as necessidades locais relacionadas à política de saúde mental. “É na Conferência que construímos proposições para se avançar na implementação, consolidação e organização dos serviços desta política, em consonância com os princípios e diretrizes do SUS e da Atenção Psicossocial baseada nos princípios da Reforma Psiquiátrica”, acrescenta.
A programação da atividade ainda está sendo definida. Mais informações através do site e no facebook e instagram (@4CMSMdePOA)