Ação na Vila Jardim remove 147 criadouros de mosquitos Aedes aegypti

20/05/2022 15:58
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Agentes tiveram acesso a 151 imóveis do bairro

A operação integrada registrada em ruas do bairro Vila Jardim, na Zona Norte, nesta sexta-feira, 20, resultou na eliminação de 147 criadouros do mosquito Aedes aegypti. A maioria dos focos foi encontrada no entorno dos domicílios, em fundo de quintal (lixo, sacos plásticos, pequenos recipientes) e pneus em uma praça do bairro. Foram visitados 238 imóveis, com acesso a 151. Outros 77 estavam fechados e dez recusaram o atendimento.

O gerente da unidade de vigilância ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Alex Lamas, informa que a ação foi feita em parceria de agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde e agentes de fiscalização da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS, além de representantes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e da subprefeitura Leste. 

Lamas enfatiza a importância do atendimento das equipes da prefeitura. “A região tem casos confirmados, com identificação de potenciais focos de mosquitos, por isso é importante que os profissionais sejam atendidos, pois eles orientam e intervêm nas situações em que há possibilidade de remoção do criadouro na própria visita”, diz o gerente. 

Como foram identificados grandes potenciais criadouros, como um  ferro velho e o depósito de pneus na Praça Baltazar de Bem, haverá continuidade dos trabalhos na próxima semana. Também será programada para a próxima semana operação do DMLU para coleta de inservíveis com potencial depósito de larvas. A data será definida e a subprefeitura informará a comunidade, para que faça o descarte no dia e de forma correta. A DVS/SMS manterá as ações fiscais na região.

Patrícia Coelho

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes