Ações itinerantes levam vacinação contra Covid-19 à população em situação de rua
Ações itinerantes fazem parte da estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para vacinar contra Covid-19 pessoas em situação de rua. Nesta quarta-feira, 16, na região Centro, a unidade móvel de saúde esteve no CTG Estância da Azenha, das 9h às 16h, onde atua o serviço POP Rua RS, iniciativa do governo estadual.
“É uma forma de garantir que esse público seja vacinado”, diz o coordenador do Consultório na Rua Centro, Otávio Lemos. A equipe de saúde é composta por quatro profissionais: médica, enfermeira, técnica de enfermagem e apoio para registro dos dados.
Os sorrisos de quem aguarda a vacina mostram a alegria pelo momento tão esperado. “É gratificante levar esse direito a uma população que muitas vezes se sente excluída do contexto social”, comenta Lemos.
Dados do vacinômetro registram que 867 pessoas em situação de rua receberam a primeira dose contra Covid-19 desde 2 de junho, quando o atendimento teve início. O Plano Municipal de Vacinação prevê o total de 3 mil doses para esse público.
Ações desse tipo são realizadas nas oito regiões distritais de saúde da Capital: Centro, Sul Centro-Sul, Glória-Cruzeiro-Cristal, Restinga, Norte-Eixo Baltazar, Leste-Nordeste, Noroeste-Humaitá Navegantes-Ilhas e Partenon-Lomba do Pinheiro.
Até sexta-feira, 18, o atendimento segue nas diversas regiões. Na Escola Porto Alegre (EPA), ocorre das 9h às 16h. No Consultório na Rua Centro, que fica no Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, térreo), a vacinação continua na próxima semana, das 9h às 17h.
Documentação - Para vacinação, é necessário apresentar documento de identificação com foto ou cópia. Caso não tenha, pode informar o nome completo, pois as equipes de saúde pesquisam no sistema o número do CPF ou CNS. As equipes de abordagem da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) estão orientando quanto a horários e locais de vacinação.
Lissandra Mendonça