Câncer de pele: ação atende mais de 400 pessoas no IAPI
Exames dermatológicos para investigar lesões suspeitas de câncer de pele estiveram disponÃveis para moradores de Porto Alegre neste sábado, 2, no Ambulatório de Especialidades do Centro de Saúde IAPI. Na ação, foram atendidas 418 pessoas. A iniciativa integra a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, conhecida como Dezembro Laranja.
A realização é da Sociedade Brasileira de Dermatologia/secção RS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Médicos e profissionais voluntários prestaram atendimento gratuito com foco na identificação de lesões suspeitas.
O objetivo principal foi sensibilizar a população de que os riscos não estão apenas nos momentos de descanso das férias na praia ou piscina, mas nas mais diversas situações. Outras 18 cirurgias foram realizadas no Centro de Saúde, bem como 53 pessoas foram encaminhadas pelo Gerenciamento de Consultas - Gercon por suspeita de câncer de pele.Â
Aplicativo - Na ação, a Procempa deu inÃcio a testes de um aplicativo criado e desenvolvido pela companhia que fotografa lesões de pele e indica a probabilidade de ser cancerÃgenas ou não, embasando o diagnóstico do paciente. A tecnologia por trás do aplicativo é a inteligência artificial, treinada com mais de 80 mil imagens. O resultado dos testes realizados com o aplicativo será comparado com os exames das biópsias dos pacientes, podendo verificar se o modelo de inteligência artificial foi assertivo.Â
O aplicativo foi desenvolvido pela equipe do Procempa SmartLab. Esse e outros modelos de inteligência artificial estão disponÃveis no site do Smart Cities AI Hub, um ambiente colaborativo para a área pública.
Dados - O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil, e registra cerca de 185 mil novos casos a cada ano. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos.
Â
Lissandra Mendonça