Capital integra estratégia para controle e prevenção de doenças cardiovasculares

15/09/2022 12:00
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Encontro reúne médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde no Hotel Plaza São Rafael

Porto Alegre integra-se ao protocolo Hearts, estratégia internacional que busca a integração harmoniosa e progressiva aos serviços de saúde para adoção de melhores práticas globais na prevenção e controle das doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo. A partir desta semana, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participam de capacitação para qualificar suas equipes.

Nesta quinta-feira, 15, o encontro reúne médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde no Hotel Plaza São Rafael. Dia 23, a capacitação será destinada a técnicos de enfermagem. A estratégia pretende aperfeiçoar a atuação dos serviços de saúde, por meio de um melhor controle da hipertensão e da prevenção com ênfase na atenção primária. Conforme a diretora da área, Caroline Schirmer, estima-se que 25% dos porto-alegrenses sejam hipertensos, motivo pelo qual o acompanhamento das equipes precisa ser aperfeiçoado.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o risco de doenças cardíacas e AVC é aumentado por dietas não saudáveis, especialmente aquelas com alto teor de sal, gordura e açúcares, e baixos níveis de atividade física. O uso do tabaco também é um dos principais fatores de risco, contribuindo com cerca de 10% de todas as mortes por doenças cardiovasculares.

No Brasil, a Hearts é liderada pelo Ministério da Saúde, com a participação de atores locais e acompanhada tecnicamente pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Na Capital, conta com parceria da Rede Brasil AVC e do Hospital Moinhos de Vento.

Ao todo, 16 países e territórios das Américas aderiram à iniciativa Hearts: Argentina, Barbados, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Ilhas Virgens Britânicas, Equador, Guiana, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Santa Lúcia e Trinidad e Tobago.

Leia mais: Hipertensos devem buscar acompanhamento nas unidades de saúde

Vanessa Conte

Lissandra Mendonça