Capital terá 9ª Conferência Municipal de Saúde a partir desta quinta-feira
A 9ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre terá inÃcio nesta quinta-feira, 23, à s 18h, com evento de abertura no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (avenida Paulo Gama, 110). O encontro vai até sábado, 25, seguindo a linha de debates da 17ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para ocorrer em julho. As inscrições estão abertas para quem já participou de uma das quatro pré-conferências, neste link. Na pauta, a construção de polÃticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Sexta-feira, 24, a programação prevê discussões em grupo por quatro eixos temáticos, com votação das propostas por grupo de trabalho. Será das 8h às 12h e 14h às 18h, na Factum Faculdade e Escola Técnica. Já no sábado, 25, o evento retorna ao Salão de Atos da Ufrgs na plenária final, com votação das propostas sistematizadas, eleição das pessoas delegadas para a etapa estadual e votação das moções.
O evento é realizado a cada quatro anos pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A participação é aberta a pessoas vinculadas ao SUS, como trabalhadores, usuários, gestores e prestadores de serviços. Outras informações podem ser obtidas no regimento e no site do evento.
Programação:
Quinta-feira, 23: Salão de Atos da UfrgsÂ
15h - InÃcio do credenciamento
18h - Solenidade de abertura com apresentação cultural
19h - Aprovação do regulamento
20h - Conferência de abertura - Participantes:
Maria do Socorro de Souza - educadora popular, licenciada em Filosofia e História, mestra em PolÃtica Social pela UnB e doutora em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ. Desenvolve pesquisas no campo da Saúde Coletiva, PolÃticas Sociais, Gênero e Raça, Movimentos Sociais, Democracia Participativa e Controle Social e Gestão e Governança de PolÃticas Públicas em Saúde para o desenvolvimento sustentável, saudável e solidário. É pesquisadora titular da Fiocruz BrasÃlia, compondo a equipe do Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade, e docente da Escola de Governo Fiocruz BrasÃlia. Foi a primeira mulher e representante do segmento de usuários a presidir o Conselho Nacional de Saúde (2013-2015).
Valdevir Both - mestre em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos (2008). Graduado em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier-IFIBE (1997) e licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo-UPF (1998). Atualmente, é coordenador-executivo do Centro de Educação e Assessoramento Popular. Tem atuação e pesquisa em Direitos Humanos, PolÃticas Públicas, SUS, Participação e Controle Social, Saúde, Filosofia e Educação Popular.
Tiana Brum de Jesus - Assistente social, trabalhadora da Atenção Básica de Porto Alegre, coordenadora do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre.
Sexta-feira, 24: 8h às 12h e 14h às 18h - Factum Faculdade e Escola Técnica (Largo João Amorim de Albuquerque, 60 – Centro Histórico)
- Trabalhos em grupo por eixos temáticos, com votação das propostas por grupo de trabalho
Sábado, 25: 8h às 14h - Salão de Atos da Ufrgs (av. Paulo Gama, 110 - bairro Farroupilha)
- Plenária final: votação das propostas sistematizadas, eleição das pessoas delegadas para a etapa estadual e votação das moções
Veja os eixos temáticos debatidos nas pré-conferências:
Eixo 1 - O Brasil que temos. O Brasil que queremos.
Eixo 2 - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas.
Eixo 3 - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia.
Eixo 4 - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
Andrea Brasil