Confira como obter acompanhamento para pessoas com doença falciforme
Pessoas diagnosticadas com doença falciforme têm acompanhamento e tratamento na rede de cuidado da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Entre os principais sintomas estão dores articulares crônicas, infecções e icterÃcia, por exemplo. A orientação é procurar as unidades de saúde para informações, exames de diagnóstico e acesso a tratamento.
A Semana Municipal de Conscientização sobre a Doença Falciforme ocorre de 16 a 23 de agosto, com o objetivo de dar visibilidade ao tema. Foi instituÃda pela Lei nº 13.073, de 4 de maio de 2022.
Na tarde desta terça-feira, 20, ocorre capacitação para destacar a linha de cuidado na rede municipal. O encontro reúne médicos, enfermeiros, farmacêuticos e demais profissionais de saúde, na Casa de Cultura Mario Quintana.
Entenda a doença falciforme – É uma condição genética hereditária que teve origem no continente africano e afeta os glóbulos vermelhos, resultando em células de formato anormal, semelhante a uma foice. Isso pode levar a complicações de saúde significativas e afetar a qualidade de vida dos indivÃduos afetados. Â
O diagnóstico precoce garante a aplicação de ações preventivas e profiláticas, impactando na redução da morbimortalidade. Pode ser feito no teste do pezinho, com a coleta de uma gota de sangue do calcanhar do bebê entre o terceiro e o quinto dia de vida, ou pelo exame de eletroforese, a partir do quarto mês de vida.
Em agosto de 2023, a SMS apresentou protocolo clÃnico com fluxo de atendimento para pessoas com doença falciforme. A ideia é apoiar a rede de atenção à saúde de Porto Alegre, indicando o papel de cada serviço e estimulando a integração entre eles para promover uma linha de cuidado contÃnua e efetiva.
Â
Gilmar Martins