Dados de monitoramento das escolas são mostrados em live
A prefeitura apresentou dados e ações de acompanhamento das instituições de ensino em live nesta quinta-feira, 26. Entre as ferramentas utilizadas como referência de informação e orientação estão o site Volta à s Aulas, o guia de orientação das escolas e o boletim semanal, que está na quinta edição e mostra um panorama da situação do coronavÃrus nas instituições.
O secretário municipal de Educação, Adriano Brito, agradeceu o trabalho realizado nas escolas para seguir os protocolos de saúde, garantindo o correto acompanhamento dos casos de Covid-19, quando surgem. “A volta à s aulas ocorreu sem impactar diretamente o setor de saúde, importante garantir que o processo não seja interrompidoâ€, afirma.
Conforme o secretário-adjunto de Saúde, Natan Katz, é importante que os locais de ensino preencham semanalmente o formulário de monitoramento, disponibilizando o acesso das informações pela Central Escolas e demais equipes de saúde. Dados do boletim semanal de monitoramento mostram um acréscimo na participação de alunos, professores e funcionários em atividades presenciais, mantendo um baixo número de casos confirmados da doença: um aluno a cada 1,2 mil em sala de aula e um em cada 200 professores e funcionários. Â
Entre as novidades, Katz anunciou a aquisição de um novo tipo de exame, chamado RT-Lamp, para identificar a presença de Covid-19 com resultados em apenas 24 horas. A utilização de tais exames ficará disponÃvel à queles que fizerem o teste em ambiente escolar a partir da próxima semana. “As escolas são locais seguros de baixa transmissão do vÃrus e o trabalho conjunto com as equipes de saúde pretende garantir resultados rápidos e mais eficiência para reduzir a transmissão do vÃrusâ€, comenta o secretário.
Avaliações semanais das equipes da Secretaria Municipal de Saúde e visitas de observação da Diretoria-Geral de Vigilância em Saúde nas escolas apontam que os protocolos vêm sendo aplicados corretamente. A live contou com a participação de representantes do Sindicato Intermunicipal dos Estabelecimentos de Educação Infantil do Estado do Rio Grande do Sul (Sindicreches), Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS), Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Coordenadoria Regional de Educação - primeira região (CRE/RS).
Para mais informações sobre o coronavÃrus, clique aqui.
Veja aqui as últimas notÃcias sobre a pandemia. Â
 Â
 Â
Â
TaÃs Dimer Dihl