Equipes do Samu Porto Alegre recebem novos equipamentos

26/02/2024 17:02
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Profissionais poderão qualificar o atendimento realizado antes de levar pacientes para os hospitais

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Porto Alegre receberam na tarde desta segunda-feira, 26, novos equipamentos para qualificar o socorro à população. São 18 eletrocardiogramas, seis compressores torácicos mecânicos, dois ventiladores, três equipamentos de videolaringoscopia, 60 torniquetes e seis mochilas especiais para atendimento pré-hospitalar. A prefeitura investiu R$ 730 mil na aquisição.

Os eletrocardiogramas serão utilizados nas 15 equipes de suporte básico, a partir da interpretação do exame pelos médicos na central de regulação. Com isso, será possível qualificar a regulação. Pacientes com infarto, por exemplo, poderão ser encaminhados diretamente ao hospital e não mais a um pronto-atendimento. Já os equipamentos de videolaringoscopia, adquiridos pela primeira vez na Capital para o Samu, servirão para que os médicos do suporte avançado possam entubar um paciente com mais qualidade e segurança.

“Vamos entregar o paciente no hospital em melhores condições, com um diagnóstico mais preciso, e isso certamente irá melhorar o desfecho de comorbidades e mortalidade”, acredita o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, presente ao evento de entrega, que ocorreu na sede do Samu Porto Alegre.

“Hoje, o atendimento pré-hospitalar não é apenas evitar novos danos para o paciente, mas sim antecipar ações e manejos que normalmente são iniciados no hospital”, completa o coordenador do Samu Porto Alegre, Fabiano Barrionuevo.

Vanessa Conte

Cristiano Vieira