Porto Alegre contabiliza 2.208 casos de dengue neste ano

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Pulverização de inseticida ocorre nesta quarta na Zona Leste

Dados da Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS) indicam 2.208 casos confirmados de dengue em Porto Alegre at√© esta ter√ßa-feira, 30. Do total, 2.137 foram contra√≠dos no munic√≠pio. As notifica√ß√Ķes de suspeitas de pessoas residentes na cidade somam 3.191, indicando que o n√ļmero de casos confirmados corresponde a 69% das notifica√ß√Ķes.

Foram descartadas 611 suspeitas, 148 apresentam classificação final inconclusiva e 224 seguem em investigação. Três óbitos foram confirmados em decorrência de dengue em Porto Alegre em 2023. Em 2022, foram registrados quatro óbitos por dengue na cidade.

Os dados estão publicados no Boletim Informativo semanal da SMS referente à Semana Epidemiológica 21 e consideram a data de início dos sintomas dos pacientes notificados. O boletim também traz dados comparativos entre 2022 e 2023. Neste caso, são apresentadas estatísticas até o final da Semana Epidemiológica 21 (SE) de ambos os anos.

De acordo com o informativo, em 2022, no per√≠odo, foram 4.813 casos de dengue confirmados na cidade, e 2.137 em 2023. As informa√ß√Ķes constam no banco do Sistema de informa√ß√£o de Agravos de Notifica√ß√£o (Sinan) na manh√£ desta ter√ßa-feira e est√£o sujeitos a revis√£o pela Diretoria de Vigil√Ęncia em Sa√ļde (DVS).

Na Semana Epidemiológica 21 - de 21 a 27 de maio - constam sete novos casos autóctones, em cinco bairros: Vila São José (quatro), Cel. Aparício Borges (dois) e Centro (um).

Desde o in√≠cio do ano, foram notificadas 3.444 suspeitas de dengue √† vigil√Ęncia epidemiol√≥gica da SMS, das quais 3.191 entre pessoas residentes da Capital. Esse dado tamb√©m est√° sujeito a revis√£o.

Mosquito - Em relação ao mosquito Aedes aegypti, o boletim da SE 21 indica aumento da infestação vetorial nos bairros monitorados com armadilhas. O índice é alto em 43 dos 46 com o equipamento. Confira a situação dos bairros aqui. Em três bairros, a infestação é considerada baixa ou moderada.

Pulveriza√ß√£o ‚Äď Na quarta-feira, 31, a DVS realizar√° o 21¬ļ bloqueio qu√≠mico, com pulveriza√ß√£o de inseticida, na Zona Leste, desta vez no bairro Vila S√£o Jos√©, com sa√≠da da rua Ernesto Ara√ļjo, 443, √†s 8h30. Esta √© a 29¬™ opera√ß√£o de bloqueio qu√≠mico realizado pela prefeitura neste ano.

As opera√ß√Ķes t√™m por objetivo diminuir a popula√ß√£o adulta do mosquito Aedes aegypti nos locais da pulveriza√ß√£o. De acordo com normativa do Minist√©rio da Sa√ļde, o bloqueio qu√≠mico √© a√ß√£o complementar no controle ambiental do vetor. Em nota t√©cnica de maio desta ano, o √≥rg√£o de Vigil√Ęncia em Sa√ļde federal enfatiza que o uso destes produtos √© indicado apenas em situa√ß√Ķes emergenciais para bloqueio de casos, quando todas as outras alternativas de controle tiverem sido insuficientes para conter a transmiss√£o das arboviroses urbanas.

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça