Prefeitura alinha ações entre secretarias no combate à dengue
A prefeitura reuniu representantes de diversas secretarias e órgãos nesta quarta-feira, 10, no Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA), para acompanhar a apresentação do Plano Municipal de Contingência da Dengue, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O documento propõe ações para ampliar a prevenção e controle da doença e melhorar o engajamento comunitário, além de promover a assistência adequada ao paciente e fortalecer a articulação das diferentes áreas para potencializar o combate a focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
“Debater a questão ambiental é urgente”, afirma o prefeito em exercício, vereador Mauro Pinheiro, após conferir as informações. “Parabenizamos a prefeitura pelo plano de contingência e colocamos a Câmara Municipal à disposição nesta soma de esforços para tratar e conscientizar sobre o tema.”
A apresentação das principais estratégias em desenvolvimento na cidade foi realizada pelo secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter. “Teremos um ano atípico em relação ao clima, devido ao efeito El Niño, com chuvas e calor, fatores que favorecem a manutenção dos criadouros do mosquito, o que pode aumentar ainda mais o índice de infestação de fêmeas do Aedes”, alerta o gestor.
Ritter destacou a importância da colaboração dos porto-alegrenses para que verifiquem o pátio das residências, evitando manter materiais que possam acumular água, como potes, garrafas, plantas, vasos, ralos e piscinas, especialmente as de pequeno porte. No caso de sintomas como febre alta de início repentino, dor abdominal e nas articulações e manchas vermelhas na pele, a orientação é procurar atendimento de saúde e manter a hidratação constante.
Ao longo da semana, Ritter e equipes da SMS reuniram-se com representantes de hospitais e farmácias privadas para articular ações com diferentes setores da saúde. Entre as orientações, destaque para a importância de notificar o diagnóstico de dengue à Diretoria de Vigilância em Saúde, que poderá desencadear iniciativas de controle e acompanhamento.
Até 30 de dezembro de 2023, foram confirmados 5.788 casos de dengue entre moradores de Porto Alegre, sendo 5.286 autóctones (contraídos na cidade), com três óbitos. O boletim completo pode ser consultado neste link.
Orientações de cuidados com a casa e outras informações podem ser obtidas no site Onde está o Aedes?
Acesse aqui o Plano Municipal de Contingência Dengue, Zica Vírus e Chikungunya 2024.
Lissandra Mendonça