Prefeitura amplia testagem para o novo coronavírus
A ampliação das testagens para o novo coronavírus feita pela Prefeitura de Porto Alegre se reflete diretamente nos dados da Capital. Na semana de 9 a 15 de maio, que marca o início da oferta de testes em pessoas sintomáticas com atendimento ambulatorial no Sistema Único de Saúde, foram concluídos 176 testes PCR e 96 testes rápidos de sangue. No mês seguinte, na semana de 20 a 26 de junho, os números passaram para 1.710 testes PCR e 356 testes rápidos. No caso do primeiro tipo, um aumento de 1.534 pessoas testadas.
“Nós vamos continuar ampliando a testagem em Porto Alegre, principalmente com testes PCR. Esse teste permite diagnosticar a pessoa durante o período de transmissão do coronavírus e, assim, reduzir a propagação para outras pessoas”, afirma o secretário-adjunto de Saúde, Natan Katz.
Para ter acesso, a população deve procurar os postos de saúde ou as seis tendas de atendimento a casos suspeitos de Covid-19, localizadas próximo aos pronto atendimentos Bom Jesus, Cruzeiro do Sul e Lomba do Pinheiro e aos hospitais Restinga Extremo-Sul e Vila Nova, além do Grupo Hospitalar Conceição. Pacientes com até sete dias do início dos sintomas são encaminhados à pesquisa da presença do vírus pelo teste PCR. Já para pessoas com oito dias do início dos sintomas, será feito o teste rápido que verifica a presença de anticorpos.
Desde 22 de junho, a prefeitura utiliza também testes rápidos por detecção de antígeno, com resultados em, no máximo, 30 minutos. Eles estão acessíveis a pacientes com suspeita da doença que aguardam o acesso a leitos hospitalares nos pronto atendimentos Cruzeiro do Sul, Lomba do Pinheiro, Bom Jesus e Unidade de Pronto Atendimento Moacyr Scliar, Hospital de Pronto Socorro e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas.
“O teste do antígeno na beira do leito agiliza muito a internação de pacientes com Covid-19 porque é possível confirmar o diagnóstico sem precisar mandar o exame para um laboratório”, explica o coordenador da Assistência Laboratorial da SMS, Bruno Goulart.
Atualmente, a prefeitura trabalha com capacidade técnica de analisar até 650 testes por dia de PCR, número superior ao padrão de testagem da Coréia do Sul, referência mundial contra o coronavírus. No início da pandemia, os testes estavam reservados somente a pessoas hospitalizadas e profissionais de saúde. Depois, passaram a ser aplicados em grupos acima de 60 anos e profissionais das forças de segurança. A ampliação a todos os sintomáticos teve início em 6 de maio.
Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.
Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.
Taís Dimer Dihl