Preparatória da 9ª Conferência Municipal de Saúde debate movimentos sociais
A etapa preparatória da 9ª Conferência Municipal de Saúde continua nesta quinta-feira, 2, com o tema O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas. O encontro é o segundo do cronograma e ocorre às 18h, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (av. João Pessoa, 52, 4º andar – Centro).
As inscrições para as pré-conferências estão encerradas. No entanto, levando em consideração o grande absenteÃsmo das pessoas inscritas na primeira pré-conferência, que ocorreu dia 16, quem não conseguiu se inscrever poderá escolher um dos três eixos seguintes, efetuando a inscrição no local, a partir das 18h30, quando liberam as vagas dos faltantes. A programação integra as discussões da etapa municipal da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em julho.
A 9ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, é antecedida de quatro pré-conferências. Os encontros dão direito ao participante de definir as prioridades em Saúde da cidade no evento final, previsto para os dias 23, 24 e 25 de março, no Salão de Atos da Ufrgs.
Confira as datas e temas de cada eixo e consulte o site para obter mais informações.
Próximas pré-conferências temáticas:
02/03 - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas - Tratará do caráter democrático dos conselhos de saúde e do fortalecimento do controle social como afirmação do direito à saúde e da participação social.
09/03 - Garantir direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia - Abordará a totalidade do SUS como a integralidade, financiamento, comunicação e a reafirmação da saúde como direito de todos e dever do Estado.
16/03 - Amanhã será outro dia para todas as pessoas - Será tratada a definição de prioridades, pautadas nos eixos anteriores, além de promover a atuação que garanta a atenção aos princÃpios constitucionais do SUS.
O tema central desta edição da conferência, que ocorre a cada quatro anos, é Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia. O evento está aberto à participação de pessoas vinculadas ao Sistema Único de Saúde, como trabalhadores, usuários, gestores e prestadores de serviços.
Andrea Brasil