Pronto Atendimento em traumatologia é inaugurado na Restinga

24/09/2018 16:17
Jefferson Bernardes/PMPA
EXECUTIVO
Marchezan destacou a qualificação do atendimento com médicos perto de casa

A população do Extremo-Sul de Porto Alegre começa a contar a partir desta segunda-feira, 24, com serviço de Pronto Atendimento em traumatologia e ortopedia. O serviço ofertado pela prefeitura e realizado pela Associação Hospitalar Vila Nova, responsável pela gestão do Hospital Restinga e Extremo-Sul, funcionará 12 horas por dia, das 7h às 19h, de segunda a sábado. Antes, os pacientes com pequenas fraturas precisavam se deslocar até o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, localizado a mais de 20 km de distância da região.

Serão realizadas 1,2 mil consultas por mês, ampliando a oferta nesta área que é uma das maiores necessidades no município. Com a ampliação no atendimento, realizada no início do ano no Hospital Independência, Porto Alegre passa a oferecer 2,3 mil consultas por mês, reduzindo a fila de espera que era de 30 mil pessoas. De lá para cá, dez mil consultas represadas já foram realizadas.

Para o prefeito Nelson Marchezan Júnior, esta é mais uma entrega que visa a beneficiar toda a população: "Estamos qualificando e ampliando o atendimento na cidade para que as pessoas tenham médico perto de casa e não precisem se deslocar 20 quilômetros para ter um atendimento em traumatologia, por exemplo. Este é um caminho de racionalidade de todo o sistema de saúde da Capital", disse. 

O local vai oferecer atendimento de média complexidade para qualquer pessoa que chegar na hora, além de consultas reguladas pela Central de Consultas do Município, reduzindo a fila de espera por especialista na área. Para o secretário de saúde, Erno Harzheim, trata-se de mais uma entrega pública de alta qualidade, desenvolvida pela inciativa privada: “Este é um novo caminho na saúde pública do Brasil. O contrato firmado com o Vila Nova servirá de exemplo para outras gestões e, o principal, vai entregar para a população um serviço que estava represado há 35 anos”, completou.

O atendimento irá abranger desde o tratamento até a indicação de necessidade cirúrgica. Casos de maior gravidade e que necessitem de procedimentos cirúrgicos, serão encaminhados para as Centrais de Regulação Ambulatoriais. A Associação Hospitalar Vila Nova assumiu a gestão do hospital há um mês e já conseguiu aumentar em 15% o atendimento em pediatria e 20% o atendimento adulto, mas o presidente da instituição, Dirceu Beltrame Dal'Molin, garante que vai melhorar ainda mais o serviço: “Já reduzimos bastante, mas vamos melhorar ainda mais o tempo de espera na emergência e aumentar o número de atendimentos”, explicou.

No dia 1º de outubro serão abertos mais 10 leitos de UTI, completando os 111 leitos que o Hospital Restinga Extremo-Sul oferece para a população, que representa um aumento de 79% em relação a gestão anterior. A instituição implantou também quatro blocos cirúrgicos e está aumentando a oferta de exames mensais em 147%.

Também participaram do evento o secretário de comunicação Orestes de Andrade Júnior; o adjunto da saúde, Pablo Stürmer; o diretor-geral do Hospital, Paulo Fernando Scolari; a diretora assistencial Andrea Volkmer; representante do Tribunal de Justiça Militar, Dilnei Venturini; diretor-médico Carlos Henrique Casartelli e o coordenador do grupo de traumato-ortopedia Almiro Brito. 

 

Gilmar Martins