Samu encerra programação dos seus 30 anos com ações educativas na Redenção

29/11/2025 17:40
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Equipes do Samu fizeram demonstrações práticas com bonecos, ensinando a população a realizar manobras essenciais em situações de emergência

Fechando as programações alusivas aos 30 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Secretaria Municipal de Saúde realizou neste sábado, 29, abordagens no Parque Farroupilha (Redenção), em frente do Monumento ao Expedicionário, aproximando a população do serviço. Dezenas pessoas, entre adultos e crianças, passaram pelo local ao longo do dia.

Equipes do Samu fizeram demonstrações práticas com bonecos, ensinando a população a realizar manobras essenciais em situações de emergência, como a manobra de Heimlich (usada em casos de engasgo), o reconhecimento de paradas cardiorrespiratórias e orientações sobre reanimação (RCP) e acionamento correto do serviço 192.

“Levar o nosso serviço até as pessoas é garantir que cada cidadão conheça, confie e saiba acessar um serviço que salva vidas todos os dias. Quanto mais a população entende como o Samu funciona, mais rápido o socorro chega e maior é a chance de um desfecho positivo", destacou a coordenadora municipal de urgências, Catia Stein.

O professor João Gabriel Almeida, do Projeto Futschool, levou seus alunos para a atividade de aprendizado em primeiros socorros com a equipe do Samu de Porto Alegre. A vivência aproximou os jovens João Vitor, Davi e Mathias de conhecimentos essenciais para agir com segurança em situações de emergência, fortalecendo a responsabilidade e o cuidado dentro e fora da quadra. “Foi muito legal aprender como agir. A gente nunca sabe quando pode ajudar alguém”, disse João Vitor.

Atendimentos - Até outubro de 2025, o Samu Porto Alegre recebeu 136.077 ligações, reforçando a relevância no atendimento a urgências e emergências. Dessas, 63.280 foram triadas e orientadas pela regulação médica, enquanto 49.003 resultaram no envio de equipes para atendimento presencial. No mesmo período, foram registrados 2.265 trotes, que comprometem a agilidade do socorro. São 28 ambulâncias em operação e 18 equipes trabalhando para um tempo de resposta médio de 14 minutos a casos graves.

Pioneirismo - A criação do Samu Porto Alegre nasceu da crescente demanda por atendimento móvel de urgência em domicílios e vias públicas da Capital. Em 1994, Porto Alegre firmou um acordo de cooperação técnica com a França para adaptar o modelo francês de assistência pré-hospitalar ao contexto brasileiro.

O primeiro Samu do Brasil começou a operar em novembro de 1995, com uma pequena central no HPS. A partir de 1997, foram criadas bases descentralizadas em regiões estratégicas da cidade. O serviço rapidamente se tornou modelo para outras cidades brasileiras, influenciando a Política Nacional de Atenção às Urgências, instituída em 2006.

  

 

Carolina Zeni

Andrea Brasil