Saúde da população negra é tema de seminário

06/09/2019 18:22
Saimon Romero/SMS PMPA
SAÚDE
Entre os temas abordados, estão a saúde do imigrante e doenças prevalentes

Contribuir para a melhoria dos indicadores e ampliação do acesso da população negra aos serviços de saúde estão entre os objetivos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Através da política de educação continuada, a SMS promoveu nos dias 4, 5 e 6 de setembro o evento “Seminário sobre os 10 anos da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra”.

Entre os temas abordados nos três dias de atividades, estão: a saúde do imigrante e doenças prevalentes, a atenção com o envelhecimento da população negra, o cuidado das pessoas em situação de rua nos territórios de Porto Alegre, entre outros. A formação de Promotores em Saúde da população de negra ocorre desde 2012. Ao longo dos sete anos de existência, mais de 500 profissionais já foram capacitados, atendendo 100% das Unidades de Saúde da Capital.

Segundo a coordenadora da área da População Negra da SMS, Elaine Soares, os cuidados específicos com este público merecem uma atenção especial: “É preciso estar em constante atualização para com este tema, pois a cada novo profissional qualificado, constrói-se uma ponte de multiplicação das informações adquiridas aqui”, comenta.

O envelhecimento na perspectiva racial foi o tema abordado pelo doutor em Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) Alexandre da Silva. De acordo com palestrante, pensar em políticas públicas sem levar em conta este corte populacional é atender como padrão aquilo que é excepcional: “O envelhecimento como a gente vê preconizado por documentos e através da mídia não é o envelhecimento real. Existem pessoas que envelhecem bem, mas grande parte, não. Esse envelhecer não é uma escolha do sujeito, existe toda um a trajetória de vida que não propiciou encontrar-se onde hoje ele gostaria”, afirma Alexandre.

Promotores em Saúde da População Negra – A ideia é ampliar ações de promoção e cuidado, resultando na melhoria das condições de saúde da população negra. Através da qualificação dos profissionais, o curso de Promotores de Saúde da População Negra é realizado desde 2012 e já formou mais de 500 pessoas, sendo 80% de trabalhadores da área da saúde.

 

 

Patrícia Coelho

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes