Saúde mantém controle da dengue em 31 bairros nesta semana
A Diretoria de Vigilância em Saúde mantém nesta semana o trabalho de controle da dengue e ações para combate a focos do mosquito Aedes aegypti em 31 bairros da Capital. O mau tempo pode provocar suspensão, adiamento ou cancelamento de trabalhos.
Na visitação aos bairros, os agentes visam orientar moradores, fazer busca ativa de casos suspeitos da doença ainda não notificados à SMS, além de identificar e eliminar criadouros do mosquito, nas zonas Leste, Oeste, Norte e Sul da cidade.
Os agentes percorrem as comunidades identificados com coletes e crachás. A diretora da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernanda Fernandes, destaca a importância de os moradores atenderem aos agentes e seguirem as recomendações feitas na visita domiciliar. “A orientação é importante para garantir mais segurança para toda a comunidade visitada”, enfatiza.
Aedes aegypti – O mosquito vetor da dengue, zika e chikungunya , com a ocorrência de temperaturas mais baixas, pode buscar o interior de residências, ambientes de trabalho ou comércios. “Ele é um mosquito domiciliado. Com o aumento do frio, vai procurar abrigo dentro de casa, onde a temperatura estará mais amena, por isso os cuidados no interior dos imóveis devem ser redobrados, especialmente nas regiões com confirmação de casos ou armadilhas com captura de fêmeas infectadas com o vírus”, explica a gestora.
Confira a programação:
Norte - Boa Vsta, Cristo Redentor, Jardim Leopoldina, Rubem Berta, Sarandi, Vila Ipiranga, Costa e Silva, Santa Rosa de Lima.
Leste - Bom Jesus, Jardim Sabará, Lomba do Pinheiro, Mário Quintana, Partenon, Vila Jardim, Vila São José, Três Figueiras.
Oeste - Auxiliadora, Azenha, Cristal, Glória, Medianeira, Petrópolis, Santa Teresa, Santana, Cel. Aparício Borges, Bom Fim.
Sul - Cavalhada, Ipanema, Lami, Nonoai, Vila Nova.
Gilmar Martins