Saúde orienta escolas da Zona Leste para prevenção à dengue

17/04/2023 10:50
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Dados indicam que 73% dos casos contraídos em Porto Alegre estão concentrados na Região Leste

Professores de escolas localizadas na Zona Leste da Capital recebem orientações de prevenção à dengue para que sejam replicadas pelas crianças junto às famílias. A ideia é tentar conter o avanço de novos casos da doença na região, onde se mantém a transmissão sustentada do vírus da dengue, em especial nos bairros Vila João Pessoa, Vila São José, Partenon e Aparício Borges.

De acordo com dados do BI da dengue, 73% dos casos contraídos em Porto Alegre estão concentrados na Região Leste. Para o diretor de Vigilância em Saúde, é importante levar à comunidade o conceito da eliminação de criadouros. "Onde o mosquito não se cria, a dengue não se espalha", enfatiza Fernando Ritter.

O trabalho é feito de forma conjunta por equipes da Secretaria Municipal de Saúde, pelo Programa Saúde na Escola, e Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS). É coordenado por residentes da Escola de Saúde Pública que atuam este ano na DVS. Na atividade, os alunos recebem material lúdico.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Professores recebem orientações de prevenção

Orientações - É importante lembrar que as fêmeas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, põem os ovos na parede de recipientes, e não na lâmina de água. Assim, os ovos ficam aderidos ao local da postura e, depois de alguns dias, estarão prontos para eclodir quando entrarem em contato com a água.

Por isso, é preciso eliminar qualquer foco de água parada, escovando bem os recipientes que são utilizados em quintais e podem acumular água depois de um período de chuva, por exemplo. Caso possível, resguardar esses materiais em locais protegidos do relento.

Verificar se calhas estão limpas, sem acúmulo de folhas, se ralos pluviais estão secos, descartar objetos inservíveis do jardim ou quintal são medidas recomendadas. Verifique neste link dicas sobre cuidados com o imóvel.

Sintomas - Pessoas que apresentem febre com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: manchas vermelhas no corpo, dor de cabeça, dores musculares ou nas articulações, dor atrás dos olhos, náuseas, vômitos, vermelhidão nos olhos ou diminuição dos leucócitos (detectado em exame de sangue) devem buscar atendimento de saúde ou serem encaminhadas até um serviço de saúde para avaliação.

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil