Secretaria da Saúde dá suporte a educadores na volta às aulas

05/10/2020 18:37
Anselmo Cunha/PMPA
EDUCAÇÃO
Orientações sobre os protocolos e decretos a serem seguidos foram reforçadas

Educadores das redes públicas mantidas pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) receberam, nesta segunda-feira, 5, uma capacitação on-line da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para a volta às aulas após uma suspensão de seis meses devido à pandemia do novo coronavírus. De acordo com o órgão, os dados epidemiológicos indicam desaceleração dos casos de Covid-19 e permitem a retomada das atividades de forma gradual e controlada. A Central de Monitoramento das Escolas, operada pela Vigilância Sanitária e a diretoria de Atenção Primária, será o canal permanente de suporte, juntamente com a Smed e as unidades de saúde de referência de cada instituição.

A equipe explicou os pontos apresentados na cartilha disponibilizada no site do coronavírus, que contém as orientações em relação aos protocolos e decretos a serem seguidos, além do guia para mitigação da cadeia de transmissão e do acordo celebrado com o governo do Estado mediante o Ministério Público para a implantação do cronograma de retorno proposto para as redes pública e privada. O calendário começou nesta segunda, com a Educação Infantil, 3º ano do Ensino Médio, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As famílias, porém, não estão obrigadas a enviar os filhos.

Entre as medidas destacadas, estão a divisão das turmas em grupos, uso individual de materiais, distanciamento, reforço na higienização dos espaços e equipamentos e, principalmente, nos procedimentos de acompanhamento e observação. O formulário de monitoramento com dados da semana anterior, a medição de temperatura, o questionamento a respeito de sintomas e a identificação precoce de possíveis casos sintomáticos também estão entre os protocolos a serem adotados. Os casos suspeitos serão encaminhados para testagem, e, se positivos, o exame será estendido a todos com quem eles tiveram contato. A notificação será obrigatória para a investigação de eventuais surtos.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.
Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.  

  

 

Cristina Lac

Rui Felten