Agentes da Guarda Municipal concluem curso de capacitação com aplicação de prova de tiro
Foi concluído nesta quarta-feira, 1, o curso de capacitação e aperfeiçoamento da Guarda Municipal (GM) com o treinamento prático de arma de fogo. A atividade final foi realizada no estante de tiro da Academia de Polícia Militar, da Brigada Militar, no bairro Partenon. Durante a qualificação, os instrutores aplicaram provas de tiro de precisão, tempo e saque rápido, em alvos coloridos e humanóide. Ao todo, 26 guardas municipais integraram a última turma de conclusão do Programa de Treinamento Regular (PTR). Com isso, 235 agentes de segurança foram capacitados ao longo do ano, divididos em 12 grupos.
“O programa de qualificação e aprimoramento da Guarda Municipal é fundamental para ampliar a segurança dos porto-alegrenses. As atividades aprimoram ações básicas do guarda que são empregadas no dia a dia, passando desde simples abordagens até o uso da força. Como o curso é anual, onde toda GM deve passar, nós já estamos preparando a próxima edição”, destacou o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.
O programa de capacitação tem duração de 80h com atividades teóricas e práticas. Além da revisão de legislação e fiscalização, o curso também reforça várias ações operacionais da Guarda Municipal. Além do teste final de tiro, os agentes de segurança também passaram por aulas de manuseio e limpeza do armamento e técnicas de algemação.
Durante as duas semanas de curso, e equipe de instrutores ainda aplicou treinamentos de defesa pessoal, corpo a corpo, combate em ambiente fechado, jiu jitsu, retenção de armamento, entre outros. A prestação de atendimento pré-hospitalar também foi aplicada, na presença de profissional da saúde. Com relação às atividades teóricas, foram revisados itens da legislação e decretos, assim como as atuais atribuições da Guarda Municipal.
Para o diretor da Escola de Formação e Especialização da Guarda Municipal de Porto Alegre, Cloverson Silveira Gonçalves, garantir a qualificação do efetivo é primordial, uma vez, que a Guarda Municipal está cada vez mais inserida no cenário da segurança pública.
"Anualmente, nós agrupamos o efetivo para qualificar as atividades através do retreino e revisão dos conceitos. Além do uso de armas de fogo, também aprimoramos a utilização de instrumentos de menor potencial ofensivo e uso determinado da força até as abordagens de rua”, afirmou. Em função da pandemia, o treinamento não foi realizado no ano passado.
Em março de 2022, será ministrado o próximo Programa de Treinamento Regular. O primeiro curso de capacitação será direcionado para os 20 instrutores da Guarda Municipal, que serão responsáveis por aplicar os cursos aos agentes de segurança no próximo ano.
Lucas Rivas
Gilmar Martins