Ceic coordena mais de 70 ações integradas após reforço na operação
O reforço na operação do Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic) completa duas semanas nesta quinta-feira, 15. Desde a mudança, que aproximou o órgão das secretarias municipais para a definição de protocolos para os serviços da administração, 79 ações integradas foram coordenadas a partir do Ceic.
“O balanço é muito positivo e temos confiança de que a integração entre as pastas da prefeitura vai reduzir ainda mais o tempo de resposta à população. Esta mudança no caráter de atuação do Centro Integrado de Comando devolveu o protagonismo ao órgão”, avalia o secretário de Segurança, Alexandre Aragon.
Todas as demandas recebidas pelas secretarias e órgãos que integram o Ceic passam pela avaliação dos gerentes de operação. Eles são responsáveis por classificar as ações de acordo com o nível de prioridade e atualizar os seus status - que pode variar entre “pendente”, “em andamento” e “concluído”.
“Os protocolos de atuação conjunta, que começaram a ser desenvolvidos antes mesmo da chegada dos novos integrantes do Centro, têm sido fundamentais para a otimização dos recursos empregados nos serviços. Nossa expectativa é avançar ainda mais neste sentido”, afirma a coordenadora do Ceic, Cláudia Gloger.
Videomonitoramento – O Ceic é vinculado à Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) e gerencia 2,3 mil câmeras - equipamentos que são usados no acompanhamento dos serviços coordenados pelo órgão. Nos próximos meses, o Centro receberá investimentos para a ampliação física e da rede tecnológica.
Integração – Atualmente, dez secretarias e órgãos municipais ocupam as estações de trabalho na Sala de Situação. As demais pastas têm pontos focais, que são acionados sempre que há necessidade. Futuramente, entidades da sociedade civil e concessionárias de serviços da prefeitura poderão ser integrados à estrutura.
Cristiano Vieira