Conselho Municipal de Justiça e Segurança retoma atividades com diplomação de novos representantes

21/03/2023 08:55

O Conselho Municipal de Justiça e Segurança (Comjus) realizou na segunda-feira, 20, a diplomação dos 36 representantes das entidades que fazem parte do órgão. A cerimônia, realizada no Centro Histórico, também marcou a posse dos 34 representantes dos Fóruns Regionais de Justiça e Segurança - que representam dez das 17 subprefeituras instituídas pelo Orçamento Participativo.

O Comjus se reúne todos os meses para discutir a segurança coletiva, com o objetivo de propor soluções aos problemas das comunidades a partir do trabalho das entidades competentes. O órgão teve as atividades interrompidas pela pandemia de Covid-19 e a retomada total depende de novas eleições. O pleito está marcado para o próximo encontro do colegiado, em abril.

“A participação das comunidades e entidades da sociedade civil é fundamental para o trabalho dos agentes. Isso passa tanto pelas denúncias, que viabilizam boa parte das ações realizadas no âmbito da segurança pública, quanto pelo debate acerca das demandas de cada região da cidade. Esta é a importância do papel do Conselho na administração pública”, afirma o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.

Além da Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), a qual é vinculado, o Comjus é formado, entre outras entidades, pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Defensoria Pública Estadual.

“O retorno das atividades do Conselho e dos fóruns é uma vitória importante para as comunidades e só ocorreu graças ao empenho dos servidores municipais que, há mais de dois anos, trabalham para viabilizar esta retomada. A sequência das discussões e o engajamento das entidades e subprefeituras só saiu do papel em razão deste esforço”, ressalta o secretário adjunto de Segurança, Gelson Guarda.

As forças de segurança - entre elas a Guarda Municipal, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto-Geral de Perícias, Polícia Civil, Polícia Federal e Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) - também têm representação no Conselho.

Aristoteles Junior

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes