Equipes da prefeitura recolhem árvores caídas na Capital
A prefeitura está mobilizada para reduzir os prejuízos com a chuva e o vento, que atingiram Porto Alegre às 7h deste sábado, 27. A Coordenadoria da Defesa Civil já recolheu quatro árvores caídas em vias da Capital. Equipes ainda realizam um mapeamento sobre a extensão dos danos. Em alguns bairros de Porto Alegre, choveu 15 milímetros em apenas meia hora, entre as 8h e 8h30.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Porto Alegre, coronel Adriano Krukoski Ferreira, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) recolheu galhos e vegetais que estavam obstruindo as ruas Rafael Saadi, no bairro Menino Deus; Alberto Rangel, no bairro Rubem Berta; na Praça Farroupilha e na Travessa Caridade, no bairro Medianeira. "Algumas demandas chegaram via 199 e 156", disse Krukoski.
De acordo com Adriano Krukoski, toda a atenção é necessária. "Em um dia como hoje, uma pessoa pode ser atingida, por exemplo, em uma rua por uma placa, um galho, um fio ou um cabo eletrificado. A prioridade do trabalho da prefeitura, da Defesa, sempre em sintonia com as autoridades municipais, é a preservação da vida", salientou.
A Divisão de Espaços Verdes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), responsável pelo manejo arbóreo, está com cinco equipes de plantão, atendendo às demandas envolvendo quedas de árvores e galhos, com prioridade para vias com bloqueio. Somam-se ainda cerca de 45 profissionais das equipes de zeladoria urbana do DMLU, que atuam na limpeza e no recolhimento do lixo espalhado durante o evento climático. Por fim, equipes da Divisão de Manutenção de Águas Pluviais (Dmap) estão em alerta para possíveis casos de alagamento ou acúmulo de água.
Semáforos fora de funcionamento:
Avenida Protásio Alves com Manoel Elias
Rua Martins F. Berta com rua Ely Correia Prado
Avenida Manoel Elias com 6 de Novembro - falta de energia, já resolvido
Andrea Brasil