Ferro-velho é interditado em ação conjunta de segurança
Um ferro-velho foi interditado na manhã desta terça-feira, 9, durante a Operação Ferros-Velhos. A força-tarefa percorreu seis estabelecimentos do bairro Navegantes, na Zona Norte. Duas irregularidades foram constatadas em imóveis localizados nas ruas Diógenes Arruda Câmara e Voluntários da Pátria.
No primeiro, foram localizados fios de uma empresa que presta serviços de telefonia na Capital. A constatação partiu de um técnico da própria companhia, que acompanhava a ação. O proprietário do ferro-velho, suspeito de receptação, foi levado à 17ª Delegacia de Polícia Civil. O estabelecimento foi interditado.
Um segundo estabelecimento foi autuado por armazenar grades e portas de ferro sem procedência confirmada. Neste caso, o empresário terá 30 dias para apresentar os argumentos de defesa aos órgãos competentes - podendo, posteriormente, ser multado em até 1.500 Unidades Financeiras Municipais (UFMs).
“A constância das ações é um fator chave para o sucesso das forças de segurança no combate aos crimes de furto e receptação. Permanecemos empenhados em dar uma resposta à altura do impacto destes delitos na rotina da população”, afirma o secretário adjunto de Segurança, Comissário Zottis.
Participaram da operação agentes da Guarda Municipal, Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e das empresas responsáveis pela distribuição de energia elétrica, iluminação pública e telefonia em Porto Alegre.
Operação Ferros-Velhos - A ofensiva foi criada há mais de um ano para intensificar o combate aos crimes de furto e receptação. Desde então, a operação - que mobiliza órgãos municipais e estaduais - realizou uma série de prisões, resultando na apreensão de materiais furtados e na interdição e autuações de ferros-velhos.
Denúncias - A orientação é que o cidadão auxilie as forças de segurança e fiscalização, informando ações suspeitas por meio dos telefones 153 e 156, ou pelo aplicativo 156+POA. Os serviços são gratuitos e funcionam 24 horas por dia.
Lissandra Mendonça