Ferro-velho é interditado por falta de alvará no bairro Restinga
Um imóvel que funcionava como ferro-velho foi interditado na tarde desta segunda-feira, 10, por falta de alvará. O estabelecimento, localizado no bairro Restinga, foi um dos alvos da ação integrada que percorreu quatro endereços na Zona Sul de Porto Alegre. O proprietário terá 30 dias para recorrer da sanção imposta pelos fiscais municipais.
“Permanecemos mobilizados na tarefa de contribuir para a regularização do setor, bem como de reprimir o crime de receptação. Desta vez, não encontramos materiais de origem irregular. A sequência das ações é fundamental para que a situação se mantenha sob controle”, afirma o secretário adjunto de Segurança, Comissário Zottis.
A irregularidade também pode acarretar aplicação de multa de até 415 Unidades Financeiras Municipais (UFMs). A força-tarefa mobilizou agentes da Guarda Municipal, Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF), Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e das empresas responsáveis pela distribuição de energia elétrica e sinal de telefonia.
Operação Ferros-Velhos - A ofensiva foi criada em 2022 para intensificar o combate aos crimes de furto e receptação, principalmente de fios. No primeiro semestre deste ano, a força-tarefa interditou 21 estabelecimentos e autuou outros 36 imóveis. As ações efetuaram ainda 18 prisões, incluindo dois foragidos da Justiça.
Denúncias - A orientação é que o cidadão auxilie as forças de segurança e fiscalização, informando ações suspeitas por meio dos telefones 153 e 156, ou pelo aplicativo 156+POA. Os serviços são gratuitos e funcionam 24 horas por dia.
Gilmar Martins