Homem é preso e 14 cães são resgatados em ação contra maus-tratos
Um homem de 53 anos foi preso na manhã desta segunda-feira, 29, durante ação integrada de combate aos maus-tratos a animais. O indivíduo, que havia sido alvo de uma denúncia anônima, mantinha 14 cães em condições insalubres em uma casa localizada no bairro Jardim Itu.
“O ambiente era escuro e tinha problemas graves de higiene. Os animais ficavam presos, impossibilitados de se movimentar e descansar, o que agrava a situação. Permanecemos mobilizados no combate a este tipo de crime”, afirma o secretário adjunto de Segurança, Comissário Zottis.
Os cães foram resgatados e encaminhados à Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), onde foram submetidos a avaliação veterinária. Posteriormente, serão cadastrados e disponibilizados à adoção. O crime de maus-tratos pode ser punido com prisão, de dois a cinco anos, além da proibição da guarda e multa.
“O atendimento do abrigo municipal, que começa com exames e castração, passa também pela vacinação e microchipagem dos animais. Eles terão, ainda, direito a atendimento vitalício no albergue, inclusive após a adoção”, explica a secretária municipal da Causa Animal, Patrícia Martins.
A ação integrada mobilizou agentes da Guarda Municipal, Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF), Gabinete da Causa Animal (GCA), 2ª e 5ª Delegacia de Polícia (DP) da Capital.
Denúncias - A população pode auxiliar no trabalho das forças de segurança e fiscalização por meio de denúncias, que devem ser encaminhadas pelo telefone 153 ou no aplicativo 156+POA. A central funciona 24 horas por dia, a partir do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA), e aceita ligações anônimas.
Gilmar Martins