Homem é preso em ferro-velho clandestino no bairro Medianeira
O proprietário de um ferro-velho clandestino foi preso na noite desta quarta-feira, 6, durante uma força-tarefa dos órgãos de segurança em Porto Alegre. A ação ocorreu na avenida Niterói, no bairro Medianeira. O suspeito de 37 anos foi preso por furto de energia e encaminhado pela Guarda Municipal à área judiciária. O crime foi constatado pelos técnicos da CEEE Equatorial.
Â
O ferro-velho clandestino também foi interditado pelos fiscais do municÃpio, pois não tinha alvará de funcionamento. Além da interdição, o suspeito foi autuado por armazenar lixo reciclável de forma irregular. As notificações foram emitidas pela Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança.
Â
“Mais uma vez, a força-tarefa permanente de combate aos crimes de receptação e furto de fios logrou êxito ao mirar este ferro-velho clandestinoâ€, ressaltou o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis.
Â
A ação contou com mais de 35 agentes públicos e privados, divididos em 17 viaturas. A operação contou com efetivos da Guarda Municipal, PolÃcia Civil, fiscais municipais, equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e técnicos operacionais de empresas de energia e telefonia.
Â
Ação permanente - No fim de abril, Estado e MunicÃpio deram inÃcio a uma força-tarefa permanente de combate aos crimes de receptação, furto e roubo de fios de cobre e equipamentos da administração municipal em ferros-velhos da cidade.
Â
Desde então, cinco operações já foram realizadas em diferentes áreas da Capital, resultando em 18 prisões. Três presos eram foragidos da Justiça. Os demais foram detidos pelos crimes de receptação e furto de energia. Além disso, dezenas de ferros-velhos já foram autuados, dois interditados e outros dois desativados.
Lucas Rivas
Lissandra Mendonça