Índice ultravioleta chega próximo do nível extremo na Capital

06/11/2018 16:20

Em dias de céu aberto e sol forte, o índice de raio ultravioleta (IUV) chega próximo ao nível extremo em Porto Alegre, o que é muito prejudicial à saúde da pele. Na tarde desta terça-feira, 6, chegou a registrar IUV 10, numa escala que vai de 1 a 14+. Normalmente, quando há nuvens, esse índice é de 6 ou 7. “Especialmente no verão, esse índice pode ser muito alto, por isso todo cuidado é pouco ao se expor ao sol”, disse Estael Sias, meteorologista da MetSul. 

O índice ultravioleta (IUV) é a medida da intensidade da radiação UV. Seu valor máximo é atingido exatamente ao meio-dia solar, horário da maior intensidade de radiação solar na terra. Os valores IUV são agrupados em categorias de intensidades, segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Os raios ultravioleta A (UVA) têm incidência regular durante o ano todo, não diminuem no inverno e penetram profundamente na pele. “O ideal é passar o protetor com fator de proteção solar (FPS) no mínimo 15”, destaca Estael. Os raios UVA são de médio grau de intensidade e responsáveis por manchas e rugas..

Os raios ultravioleta B (UVB) alternam sua intensidade em alguns períodos do ano, e aumentam muito no verão, principalmente nas horas mais quentes do dia (das 10h às 16h), causam o risco de câncer e têm alto grau de intensidade.

A previsão do tempo para os próximos dias será de tempo bom, céu azul e sol forte em Porto Alegre. A temperatura máxima para o final de semana deve chegar a 34°C. A partir de quinta-feira, 8, e no fim de semana o índice ultravioleta deve aumentar.  

 

Gilmar Martins