Integração de dados e tecnologia marca encontro da Granpal sobre segurança em Porto Alegre
A integração de dados e tecnologia entre os agentes de segurança pautou encontro do Fórum de Segurança realizado, nesta quinta-feira, 9, pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). A reunião itinerante ocorreu no Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic). Este foi o sexto encontro entre secretários de segurança e comandantes das guardas municipais da região metropolitana. A reunião foi coordenada pelo secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.
Além de apresentar a atuação do Ceic e os projetos de expansão da unidade, o fórum também detalhou o funcionamento do Sistema Central de Atendimento e Despacho (Sinesp CAD), tecnologia disponibilizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, que otimiza a gestão de recursos, planejamento operacional e integra instituições e dados no âmbito nacional. A plataforma já foi implementada em Porto Alegre e pode ser estendida aos demais municípios que integram a Granpal.
Durante o fórum, o funcionamento e os bons resultados do cercamento eletrônico implementado na Capital também foram esmiuçados. Em plena operação, as 365 câmeras espalhadas pela cidade passaram a monitorar mais de 1,2 milhão de placas de carros, diariamente, auxiliando na recuperação de veículos furtados e roubados. Mais de mil automóveis já foram recuperados desde a implementação da rede de segurança, em 2018.
“Além de detalharmos as ações adotadas em Porto Alegre, também reforçamos a importância de integrarmos, cada vez mais, os dados e tecnologias entre os municípios da Granpal visando à redução dos indicadores de criminalidade na região metropolitana. É de interesse público compartilhar estas informações com os demais órgãos de segurança, pois se criarmos barreira, a criminalidade é quem saí fortalecida”, destacou Ikeda.
Para o secretário de Segurança Pública de Canoas, delegado Emerson Wendt, esta troca de informações entre os gestores é fundamental para ampliarmos a segurança na grande Porto Alegre. “É extremamente importante conhecer a realidade dos municípios vizinhos, porque existem novidades e até diferenças na operação que podem nos ajudar no combate à criminalidade”, frisou.
Ainda durante encontro, a diretora da Diretoria de Planejamento e Políticas de Segurança de Porto Alegre, Gabriela Verissimo, detalhou as atas vigentes pela administração municipal que podem ser aderidas pelos municípios vizinhos na área da segurança pública.
Além de integrantes da Secretaria de Segurança e do comando da Guarda Municipal de Porto Alegre, também participaram do encontro representantes de Cachoeirinha, Gravataí, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio e Alvorada.
Andrea Brasil