Mais de 300 ações são coordenadas pelo Ceic no primeiro mês de reforço na operação
O Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic) completa nesta sexta-feira, 30, um mês de atuação no novo modelo proposto pela prefeitura. Ao todo, 326 ações integradas entre os órgãos municipais foram coordenadas - total que corresponde, principalmente, aos chamados realizados na segunda quinzena de junho.
Até o dia 15, o painel de monitoramento do Ceic registrava 79 ocorrências. No entanto, a demanda do Centro teve um pico entre os dias 15, 16 e 17 - quando o órgão serviu de sala de situação em meio ao temporal causado pela proximidade de um ciclone extratropical na costa gaúcha. Só neste período, 163 ações integradas foram atendidas.
"O objetivo é otimizar os serviços e atender melhor à população. Os eventos climáticos deste mês mobilizaram todo o aparato da prefeitura e colocaram à prova os procedimentos que estavam sendo desenvolvidos no Centro. Tiramos algumas lições e acreditamos que a missão tenha sido cumprida", afirma o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.
As demandas recebidas pelas secretarias e órgãos que integram o Centro Integrado de Comando são classificadas por prioridade e têm os seus status atualizados pelos gerentes de operação. Na manhã desta sexta, 257 constavam como concluídas, enquanto outras 69 ainda estavam em andamento ou pendentes no painel.
“O monitoramento dos serviços é a nossa prioridade, 24 horas por dia. Por isso, estes números mudam a cada instante. Nossa expectativa é avançar ainda mais neste sentido, dentro do processo de amadurecimento que já era esperado antes mesmo do início das operações neste formato”, ressalta.
Videomonitoramento – O Ceic é vinculado à Secretaria Municipal de Segurança (Smseg) e gerencia 2,3 mil câmeras - equipamentos que são usados no acompanhamento dos serviços coordenados pelo órgão. Nesta semana, o Centro ganhou acesso a mais 33 equipamentos instalados no Parque Pontal.
Integração – Atualmente, dez secretarias e órgãos municipais ocupam as estações de trabalho na Sala de Situação. As demais pastas têm pontos focais, que são acionados sempre que há necessidade. Futuramente, entidades da sociedade civil e concessionárias de serviços da prefeitura poderão ser integradas à estrutura.
Andrea Brasil