Operação interdita cautelarmente três estabelecimentos no fim de semana
A Operação Esforço Concentrado voltou a percorrer as áreas mais movimentadas de Porto Alegre nas madrugadas de sábado, 2, domingo, 3, e desta segunda-feira, 4. As equipes interditaram cautelarmente três estabelecimentos que estavam em desacordo com as regras de funcionamento do município.
O primeiro, no bairro Independência, atuava como casa noturna sem nenhum tipo de licença. Como a atividade é considerada de alto risco, os agentes fiscais determinaram a interdição cautelar - que, na prática, permite a abertura do imóvel desde que sejam cessadas as atividades irregulares.
“A operação tem como principal objetivo dar segurança aos frequentadores dos bares e casas noturnas, aliando o cumprimento da Legislação com a continuidade das atividades econômicas do setor. A ação protege tanto consumidores quanto empresários”, afirma o secretário de Segurança Adjunto, Comissário Zottis.
Os outros dois estabelecimentos alvos de sanções administrativas, localizados nos bairros Restinga e Moinhos de Vento, também foram interditados cautelarmente em razão de problemas com o alvará. O último não possuía, ainda, Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI).
Operação Esforço Concentrado - A ofensiva é realizada de forma permanente nos fins de semana e tem o objetivo de garantir a segurança de quem participa da vida noturna. Além das ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais, a força-tarefa monitora os locais de maior movimentação nas madrugadas.
Denúncias - A população pode auxiliar nas ações por meio de denúncias, que devem ser encaminhadas à Guarda Municipal pelo número 153 ou pelo aplicativo 156+POA, na opção Segurança. A central telefônica funciona 24 horas e recebe ligações anônimas.
Cristiano Vieira