Parceria entre Segurança e Polícia Civil capacita agentes para uso de armas de choque

11/04/2022 12:07

A Secretaria Municipal de Segurança e a Polícia Civil deram início a uma nova parceria para capacitação dos agentes de segurança. Nesta segunda-feira, 11, uma turma de policiais civis será habilitada para usar armas de choque em Porto Alegre. Desde 2011, a Guarda Municipal já utiliza o armamento não letal para ampliar as ações na área da segurança pública. O equipamento é utilizado em ocorrências e delitos que não necessitem do uso da arma de fogo.

A capacitação ocorre na Escola de Formação e Especialização da Guarda Municipal de Porto Alegre, sob coordenação do instrutor da corporação, Antônio Marcelo Castro. O treinamento será realizado em um dia. O curso conta com atividades teóricas e práticas.

A pistola Spark, marca brasileira de 50 mil volts, é uma arma de choque não letal, capaz de paralisar o indivíduo através de choque elétrico com descarga de 5 mil volts. O dispositivo pode eletrocutar alvos até sete metros de distância. Um tiro da "Spark" dispara dois dardos que paralisam o indivíduo por até cinco segundos através de choque elétrico.
“A utilização de armamentos não letais possibilita a restituição da ordem pública sem causar maiores danos físicos às pessoas, desde que usada corretamente. Contudo, é um dispositivo complementar, que não substitui a arma de fogo na atividade policial ”, aponta o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis.
 
Nesta primeira turma, serão formados 12 agentes da Polícia Civil. Durante a parceria, novos grupos também serão capacitados. “Esta formação contribui para consolidação da nossa escola na área de ensino da segurança pública e capacitação da atividade educacional dos agentes operadores da lei”, destacou o instrutor Castro.

 

Lucas Rivas

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes