Plano define ações de socorro nas Ilhas em caso de cheias
Uma proposta de ação, desenvolvida em conjunto pela Defesa Civil de Porto Alegre e o Centro de Relações Institucionais e Participativas (Crip) Região Ilhas, foi apresentada, nesta quinta-feira, 4, ao secretário municipal de Segurança, Rafael Oliveira. O plano define estratégias para atendimento emergencial das comunidades da Ilha Grande, Ilha do Pavão, Ilha da Pintada e Ilha das Flores em caso de enchente.
Durante a reunião, que contou com a participação da representante do Crip Ilhas, Patrícia Salcedo, e do diretor-geral da Defesa Civil, Evaldo Rodrigues Jr., foi detalhado o trabalho que reúne a avaliação dos pontos críticos, informações sobre itens necessários e espaços disponíveis para abrigagem. “Este é um período crítico para os moradores das ilhas. Desenvolvemos esse plano baseado em ações do passado que garantem informações para um enfrentamento efetivo”, diz Patrícia.
Na próxima terça-feira, 9, será realizado um novo encontro reunindo órgãos municipais e estaduais para apresentação da proposta. O secretário Rafael elogiou a iniciativa, garantindo o apoio da Defesa Civil aos moradores locais. “É fundamental este engajamento comunitário na busca de soluções. O conhecimento de quem vivencia o problema nos dá embasamento para minimizar os efeitos e amparar as populações locais”, afirma.
Rui Felten