Porto Alegre participa de encontro nacional que discutirá ações para segurança pública

01/12/2021 08:50
A Prefeitura de Porto Alegre estará presente no 3º Enontro Nacional de Secretários Municipais de Segurança, realizado nesta semana, em João Pessoa, na Paraíba. A administração municipal será representada pelo secretário-adjunto de Segurança, major Gélson Guarda. O encontro presencial ocorre de 1° a 3 de dezembro. O tema deste ano será inovações tecnológicas para uma política de segurança sustentável.
 
Durante o encontro, Gélson irá apresentar as ações realizadas pela prefeitura no combate a criminalidade, além dos investimentos em tecnologia e inovação. Um dos temas aprofundados será a implementação do sistema de cercamento eletrônico adotado em Porto Alegre, que tem sido referência para outras cidades.
 
“Além de detalharmos as políticas adotadas na Capital, também teremos a oportunidade de trocarmos experiências com os demais gestores sobre as ações implementadas na área de segurança pública. Os resultados obtidos após investimentos em tecnologia e inovação vêm auxiliando e muito na redução dos índices de criminalidade”, pontua Gélson.
 
Assim como os desafios para prevenção da criminalidade, temas como a ampliação das atribuições da guarda municipal no papel da segurança pública e as perspectivas do trabalho integrado das forças de segurança também serão abordados no encontro. O evento contará com a participação de especialistas, representantes de governos estaduais e municipais, Ministério Público, Polícia Federal, Polícia Civil, entre outros.
 
Cerceamento eletrônico - Porto Alegre conta com 365 câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos estratégicos da cidade, que abastecem o sistema de cercamento eletrônico. Por dia, mais de 1,2 milhão de placas de veículos são monitoradas e cadastradas no sistema de inteligência. Os dados compilados pela prefeitura também são compartilhados com os demais órgãos de segurança.
 
Desde a implementação do circuito de câmeras, em maio de 2018, as ocorrências de roubo e furto de veículos na Capital caíram aproximadamente 70% até setembro deste ano, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP/RS).

 

Lucas Rivas

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes