Prefeitura apresenta projetos para comitiva da Secretaria Nacional de Segurança Pública
Na tarde desta terça-feira, 5, o secretário municipal de Segurança, coronel Mario Ikeda, reuniu-se com membros Coordenação-Geral de Estratégia em Segurança Pública (CGESP) da Secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp), no Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic). O objetivo do encontro foi apresentar a política de governança municipal da secretaria, contemplando os planos de estratégia, visando ao planejamento, operações, logística, pessoal e orçamento.
O secretário fez uma breve apresentação da estrutura da secretaria, falando das instituições que compõem o órgão, das benfeitorias que estão sendo feitas e das reduções nos índices de criminalidade municipal. “A segurança pública é uma prioridade do nosso mandato desde o início, tanto é que o projeto Poa Segura foi pensado e lançado logo. O princípio do nosso projeto é justamente a qualificação e integração dos órgãos que compõem a secretaria, sempre buscando atender de melhor forma o cidadão”, ressaltou Ikeda.
A diretora de Projetos e Políticas de Segurança da Capital, Gabriela Veríssimo, detalhou informações sobre o Poa Segura, e o chefe da Unidade de Projetos, Gabriel Meneghetti, explicou a evolução e o funcionamento do cercamento eletrônico na cidade. O comandante da Guarda Municipal, Marcelo do Nascimento, trouxe a realidade da corporação, relatando os progressos e as dificuldades encontradas.
Também foi pauta da reunião o programa “Estratégia em Ação”, conduzido pela CGESP da Senasp, que fará visitas a todas as instituições da área nos 26 estados e no Distrito Federal, além de órgãos municipais das capitais, para reunir informações sobre boas práticas realizadas nas unidades federativas, bem como os principais desafios em cada local, conforme as peculiaridades regionais. O coordenador-geral da CGESP, coronel Carlos Eduardo Leão de M. Costa, destacou o objetivo do projeto: “Traçar, no âmbito do Plano Nacional de Segurança Pública, uma estratégia para aproveitar essas experiências em ações do governo federal, bem como identificar potenciais para aporte de recursos da União. O Ministério da Justiça quer levar dos Estados as práticas mais bem-sucedidas e servir como facilitador para melhorar os pontos que mais necessitem”.
Também participaram da agenda a coordenadora do projeto Estratégia em Ação, Priscila Oliveira, e as também integrantes da CGESP 1º sargento Susana de Lourdes da Silva Pinheiro (RS), Rebeca Ludmila Vasconcelos de Oliveira (RN) e 2º sargento Sandra Mara da Silva Barbosa (AC), o coordenador geral do Ceic, coronel Marlo-Hur Toral, diretor geral da Smseg, coronel Marco Antonio Moura dos Santos, chefe de gabinete da Smseg, coronel Alexandre Bortoluzzi, e demais integrantes do Ceic.
Gilmar Martins