Prefeitura inicia nova fase do alargamento na avenida Eduardo Prado

12/01/2023 11:02
Divulgação / SMSURB / PMPA
Serviços Urbanos
Avenida Eduardo Prado terá alargamento no sentido Centro-bairro


A empresa contratada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) iniciou nova etapa do alargamento da avenida Eduardo Prado, na zona sul de Porto Alegre. Nesta semana, as equipes estão instalando rampas de acessibilidade entre as avenidas Monte Cristo e Juca Batista, trecho no qual ocorrerá o alargamento de 1.800 metros da via. O trajeto passará a contar com uma faixa de rolamento a mais no sentido Centro-bairro.

Dois trechos, próximos à avenida Monte Cristo já passaram por alargamento: um perto do número 330 e outro entre a avenida Monte Cristo e a rua Déa Coufal, com 155 metros.

A medida visa desafogar o trânsito da região e faz parte da recuperação estrutural, que também inclui o trajeto entre a avenida Cavalhada e a Monte Cristo, totalizando 2.728 metros de via revitalizados. Nesse trecho (Cavalhada-Monte Cristo), a requalificação asfáltica ocorre nos dois sentidos, porém sem a necessidade de alargamento. O projeto ainda prevê 11 placas de concreto em paradas de ônibus. Quatro delas já foram instaladas. 

“O alargamento da avenida Eduardo Prado vai trazer mais qualidade ao trânsito da zona sul da Capital, que vem crescendo nos últimos anos. É um serviço complexo, que envolve a reformulação do desenho da via. Além disso, estamos trabalhando para acelerar a acessibilidade e melhorar a circulação de pedestres e cadeirantesâ€, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

A previsão é que a etapa de recuperação do asfalto inicie em fevereiro, após a conclusão da instalação das rampas de acessibilidade. Este serviço - que inclui a pavimentação da faixa resultante do alargamento e a recuperação das já existentes - será realizado entre a avenida Cavalhada e a rua Déa Coufal. 

Para dar continuidade à recuperação do restante da via, será necessário deslocar 18 dos 22 postes que estão no canteiro central (a partir da rua Déa Coufal), que será reformulado para a implantação da nova faixa de rolamento. Os equipamentos não são ligados à rede de distribuição de energia, portanto o abastecimento de luz não será afetado. Os postes deverão ser deslocados também no início de fevereiro e o serviço deve durar cerca de duas semanas. 

A previsão é que o alargamento da avenida Eduardo Prado seja concluído no fim de junho de 2023, com um investimento total de R$ 7,8 mi. Além da faixa adicional, serão feitas novas rampas de acessibilidade e serviços de limpeza de redes de drenagem e bocas de lobo.

Dayanne Rodrigues

Cristiano Vieira