Informações sobre Saúde são as mais buscadas nos canais de comunicação da prefeitura
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), divulga o balanço semanal das demandas dos cidadãos via atendimento do 156 da prefeitura. O levantamento é referente a semana compreendida entre 9 e 15 de agosto. O sistema recebeu mais de 15 mil ligações, a maioria delas relacionadas à Covid-19, como solicitações, dúvidas sobre grupo de comorbidades, segunda dose das vacinas disponÃveis e locais de vacinação.
“Também recebemos pedidos de informações sobre falta de água, vazamento e reparo de serviços, tributos da Fazenda, como parcelamento, 2º via de IPTU e horários de atendimento, horários e itinerários de ônibus, fiscalização no ônibus como restrição e desbloqueio do TRI, bem como acesso aos idosos", ressaltou o titular da SMTC, Gustavo Ferenci.
Segundo a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da pasta, Adriana Gambino, entre os cidadãos que solicitaram abertura de protocolos, o destaque foi para serviços de água, serviços de esgoto cloacal, serviços pluvial, falta de água e descarte irregular.Â
Aplicativo - Uma das principais ferramentas de atendimento da prefeitura é o aplicativo 156+POA, que vem passando por atualizações para oferecer serviços públicos com mais qualidade. Com celulares sistema Android ou iOS, basta baixar o aplicativo e entrar através da redes sociais. Os upgrades no aplicativo foram desenvolvidos pela equipe da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do MunicÃpio, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 9 e 15 de agosto, a Ouvidoria recebeu 175 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos.
Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito à agua e esgoto; vistoria e poda de árvore; iluminação pública e tapa-buraco; saúde/COVID-19; fiscalização de obra, de calçada e de atividades econômicas; educação e limpeza urbana.
Lissandra Mendonça