Demhab finaliza mutirão de recadastramento com 315 atendimentos

30/05/2023 17:30
Cindy Vitali / SMHARF / PMPA
Habitação e Regularização Fundiária
Atualização deve ser feita até 31 de julho pela internet ou presencial no Demhab

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), concluiu nesta terça-feira, 30, o primeiro mutirão do recadastramento habitacional. Durante dois dias, foram recadastradas 315 pessoas que buscaram atendimento presencial no Mercado Público. O objetivo da atualização do cadastro é identificar todas as famílias interessadas em moradia e que já possuem cadastro na prefeitura.

Desde 1º de maio, quando iniciou o processo, o Demhab efetuou 1.189 recadastramentos. Os bairros que lideram as atualizações são Restinga, Bom Jesus, Jardim Carvalho, Lomba do Pinheiro, Mário Quintana, Partenon, Rubem Berta, Santa Tereza e Vila Nova. O recadastro pode ser realizado até 31 de julho neste site. Após, o sistema será aberto para novos interessados.

O atendimento presencial está disponível na sede do Demhab, na avenida Princesa Isabel, 1.115. “O recadastramento é realizado totalmente on-line, mas entendemos que algumas pessoas não têm acesso a tecnologias", lembrou o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado.

Os critérios de atendimento habitacional consideram medidas do governo federal por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida e ações específicas implementadas pelo município via participação da Câmara Municipal. A Medida Provisória do programa está em análise na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Documentação necessária - Para a validação do recadastramento é obrigatório ter NIS, CPF e documento com foto (digitalizado), entre outros. As subprefeituras das 17 regiões do Orçamento Participativo (OP) também estão aptas a auxiliar famílias que não tenham acesso à internet ou necessitem de algum outro tipo de atendimento. Em caso de dúvidas, a pessoa deve entrar em contato pelos telefones (51) 3289-7291 ou (51) 3289-7293 e pelo e-mail: novocadastro@demhab.prefpoa.com.br.

Mutirões – Em parceria com Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), equipes do Demhab estarão atendendo em terminais de ônibus a partir de junho. A primeira ação acontecerá no dia 7, no Terminal Antônio de Carvalho.

Cronograma
Quarta-feira, 7 – Terminal Antônio de Carvalho
Quarta-feira, 14 – Terminal Triângulo
Quarta-feira, 21 – Terminal Azenha
Quarta-feira, 28 – Terminal Nilo Wulff

 

 

Cindy Vitali

Cristiano Vieira