Prefeitura auxilia na transição de famílias que ocupavam módulos habitacionais no Sarandi

12/12/2025 13:28

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), iniciou nesta semana a retirada dos módulos desocupados na rua Vida Alegre, no bairro Sarandi. As estruturas foram instaladas no início deste ano, em parceria com o Estado, para abrigar famílias oriundas do Centro Humanitário de Acolhimento (CHA Vida).

Nas últimas semanas, o local sofreu depredações e passou a registrar ocupações irregulares. Diante do cenário, Estado e Município decidiram pela desmobilização gradual do espaço. Dos 80 módulos instalados, 27 estão sendo removidos e devolvidos ao governo estadual.

Acompanhamento das famílias – As 53 famílias que ainda ocupam os módulos remanescentes têm sua situação analisada pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Oito já foram incluídas no programa Compra Assistida e outras 11 aderiram ao Estadia Solidária, devendo deixar o local até janeiro. Há ainda casos de ocupação irregular, que estão sendo orientados a buscar a rede pública de atendimento. Uma beneficiária do Compra Assistida que havia retornado ao local também foi identificada.

Durante o processo de desmobilização, Demhab e SMAS atuam de forma integrada no acompanhamento das famílias afetadas pelo fechamento do CHA, garantindo o acesso aos programas habitacionais e socioassistenciais destinados às famílias encaminhadas ao local pelo Estado.

O atendimento envolve a análise individual de cada núcleo familiar e o encaminhamento às políticas públicas adequadas, assegurando proteção social e condições de dignidade durante a transição.

 

Cindy Vitali

Cristiano Vieira