Prefeitura realiza vistoria técnica em onze obras habitacionais

22/12/2025 14:39
Cindy Vitali/DEMHAB
DEMHAB
Foram visitadas áreas contempladas pelos programas Minha Casa, Minha Vida e Pró-Moradia

As 11 obras de habitação de interesse social em andamento na Prefeitura de Porto Alegre foram visitadas por equipes técnicas do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) na manhã desta segunda-feira, 22. O roteiro teve início pelo Residencial Sotero dos Reis, no bairro Passo das Pedras, e foi finalizado no Residencial Ildo Meneghetti, na Restinga.

No roteiro, foram visitadas áreas contempladas pelos programas Minha Casa, Minha Vida e Pró-Moradia. Integram o Minha Casa, Minha Vida os residenciais Sotero dos Reis, Mutualidade, Jacuí, Dona Zaida, Banco da Província, Ildo Meneghetti, São Miguel e Mulheres Guerreiras. Todos os terrenos pertencem ao município, que também é responsável pela seleção das famílias beneficiadas, enquanto as obras são financiadas pelo Governo Federal.

Já os empreendimentos Coronel Claudino e Tamandaré 1 e 2 fazem parte do financiamento do Pró-Moradia, contratado junto à Caixa Federal, com contrapartida municipal de 40% durante a execução das obras.

Demanda aberta - Entre os empreendimentos de demanda aberta, voltados a famílias previamente inscritas no Demhab, estão o Residencial Sotero dos Reis, na região do Eixo-Baltazar, que terá 96 unidades habitacionais e o Residencial Mutualidade, na Cruzeiro, com 114 moradias previstas. Ambos são realizados pela empresa Belmais. Ainda haverá seleção para os empreendimentos Mulheres Guerreiras (Cavalhada) e São Miguel (Glória), ambos da construtora 2MS, e Ildo Meneghetti (Restinga), da ALM.

Avenida Tronco - Atendendo a uma demanda histórica de famílias impactadas pelas obras de duplicação da avenida Tronco, três empreendimentos são executados por meio do programa Minha Casa Minha Vida: o Residencial Dona Zaida, com 200 unidades habitacionais, Residencial Jacuí, com 96 moradias e Banco da Província, com 60 moradias. Os projetos são desenvolvidos pela construtora ALM.

Pró-moradia - Destinados a famílias que residem próximo ao Arroio Cavalhada, estão os empreendimentos Coronel Claudino e Tamandaré 1 e 2, que somam 200 e 340 unidades habitacionais, respectivamente.

As obras passam pela supervisão da Diretoria de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo do Demhab ou da Caixa Federal. Nos próximos meses, outras oito obras de habitação de interesse social devem ser iniciadas, ampliando o atendimento habitacional em Porto Alegre.

Cindy Vitali

Bianca Dilly