Complexo do Porto Seco recebe limpeza para o Carnaval

21/02/2024 14:45
Marcelo Viola/ PMPA
Cultura, Economia Criativa
Mais de 150 toneladas de resíduos já foram recolhidas da área externa do sambódromo

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) organizou uma opera√ß√£o especial de limpeza para os desfiles de Carnaval das escolas de samba de Porto Alegre, que ocorrer√£o nesta sexta-feira,¬†23,¬†e s√°bado, 24. A for√ßa-tarefa iniciou as a√ß√Ķes em 12 de fevereiro e j√° recolheu at√© o momento mais de 150 toneladas de res√≠duos da √°rea externa do Complexo Cultural do Porto Seco, no bairro Rubem Berta. A¬†expectativa √© de que outras 100 toneladas sejam recolhidas at√© o final da semana.

O servi√ßo foi intensificado no entorno do espa√ßo onde ocorrer√° o evento. Um grupo de dez garis executa¬†a varri√ß√£o e a remo√ß√£o dos focos de lixo no Porto Seco, com o aux√≠lio de seis caminh√Ķes-ca√ßamba e uma retroescavadeira. Um outro efetivo de 20 oper√°rios fez¬†a capina e a ro√ßada da regi√£o. A pintura do meio-fio das vias est√° sendo realizada desde a madrugada dessa¬†quarta-feira, 21, e seguir√° nos pr√≥ximos dias. A atividade¬†conta com 15 colaboradores.

Na segunda-feira, 19, as equipes iniciaram a limpeza geral das dependências internas do complexo. Seis trabalhadores atuam na varrição diária do local até o início da festa. Na madrugada desta quinta-feira, 22, está programada a lavagem da pista, que contará com três garis e o apoio de um caminhão-pipa.

O diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, ressalta a import√Ęncia dos cuidados com a cidade e a¬†disposi√ß√£o correta de res√≠duos por parte da popula√ß√£o nos dias de folia. ‚ÄúJunto com nossa √°rea operacional, montamos uma programa√ß√£o especial para receber o p√ļblico durante os desfiles, mas pedimos a colabora√ß√£o de todos na conserva√ß√£o da √°rea, para que todas as fam√≠lias e foli√Ķes possam aproveitar o evento", refor√ßa.

Esquema especial - Nos dias de desfile, as equipes atuar√£o em esquema especial na varri√ß√£o e limpeza geral nas depend√™ncias do samb√≥dromo,¬†nas √°reas utilizadas pelo p√ļblico e na pista de desfiles. Est√£o escalados 70 trabalhadores para a limpeza interna, que operam em turnos de 12 horas, das 18h √†s 6h. J√° nos dias 24 e 25 de fevereiro, mais 15 funcion√°rios far√£o a manuten√ß√£o da parte externa, a partir das 8h, na rua Ariovaldo Alves Paz. A estrutura de trabalho √© composta ainda por dois caminh√Ķes que ficar√£o de plant√£o no decorrer da festividade.¬†O DMLU integra a Secretaria Municipal de Servi√ßos Urbanos (SMSUrb).

Commedia Dell'Arte é o tema da Acadêmicos de Gravataí
Copacabana traz o protagonismo do negro para avenida
Academia de Samba Puro faz homenagem a Gramado
Prefeito vistoria estrutura finalizada para o Carnaval no Porto Seco