Previsão de pautas: quarta-feira, 10 de abril
ÁGUA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que nesta quarta-feira,10, equipes da CEEE Equatorial farão manutenção na rede elétrica na Zona Sul. Com isto, a Estação de Bombeamento de Água Tratada Nonoai 2 (rua Taveira Junior, 623) será desligada a partir das 13h, suspendendo o abastecimento para o bairro Nonoai. O restabelecimento da energia deve ocorrer na tarde do mesmo dia, enquanto o fornecimento de água deve ser normalizado na noite de quarta-feira.
DENGUE - A prefeitura vai realizar a operação de bloqueio químico, com aplicação de inseticida, no bairro Jardim do Salso a partir das 9h da manhã desta quarta-feira, 10. A ação tem saída da rua Professor Abílio Azambuja, esquina com a rua São Lucas. Parte de cinco ruas serão pulverizadas: Prof. Abílio Azambuja, Ângelo Crivellaro, São Benedito, Santa Isabel e Waldomiro Souza. Com chuva a operação pode ser suspensa ou cancelada. A intenção é diminuir a infestação de mosquitos Aedes aegypti adultos no perímetro da operação, diminuindo o risco de transmissão do vírus da dengue.
MOBILIDADE - Nesta quarta-feira, 10, e na quinta-feira, 11, a Pesquisa de Mobilidade estará na avenida Sertório, próximo à Frederico Mentz, nos dois sentidos. Serão feitas pesquisas de linha de contorno, que englobam tanto as entrevistas de origem e destino quanto a de ocupação visual. A iniciativa ocorre entre 7h e 10h e entre 15h e 18h. Os horários podem ser alterados em função do impacto no trânsito das vias. As pesquisas têm o objetivo de auxiliar no planejamento urbano e no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o transporte e a infraestrutura de Porto Alegre.
FUTEBOL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o esquema especial de trânsito e transporte para a partida entre Internacional e Real Tomayapo pela Sul Americana, que ocorre nesta quarta-feira, 9, às 21h, no Beira-Rio. A partir das 18h, começa a circular a linha de ônibus especial para o transporte dos torcedores até o estádio. A abertura dos portões está marcada para às 19h. Saiba mais.
UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atenderá moradores do bairro Humaitá nesta quarta-feira, 10. O ônibus estaciona na avenida Ernesto Neugebauer, 2470, Vila Santo André, das 9h às 16h. Contra a gripe, a vacinação estará disponível para os grupos prioritários (veja aqui). Contra a Covid-19, haverá vacinação para os grupos prioritários e para aqueles que não completaram o esquema vacinal de duas doses, conforme orientação do Ministério da Saúde. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados.
BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), atende as comunidades Ipiranga 10500 (Agronomia), Frei Caneca (Três Figueiras), Ramis Galvão (Passo d’Areia), Industriários (Passo d’Areia), D’Ávila (Jardim Floresta) e Pereira Franco (São João) nesta quarta-feira, 10. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos.
BRIQUE DA REDENÇÃO - Estão abertas até quarta-feira, 10, as inscrições para novos expositores do Brique da Redenção, no segmento de artesanato. O edital da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) está com 47 vagas, sendo 20% para pessoas com deficiência. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na sede da SMDET (Travessa São José, nº 455, bairro Navegantes), das 14h às 17h. Para a inscrição, é necessário levar original e cópia da carteira de identidade (ou outro documento de identificação com foto); carteira de artesão da FGTAS (atualizada) ou protocolo emitido pela Casa do Artesão; e o comprovante de residência (em nome do candidato à vaga ou declaração).
GRIPE - Nesta semana, a dose da vacina contra a influenza estará disponível nas unidades de saúde da Capital, também, para membros de forças de salvamento e da segurança, Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo e portuários. Com esta ampliação, os grupos prioritários estão todos contemplados na campanha, que tem prosseguimento até 31 de maio. A vacina já está disponível para idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), quilombolas, indígenas, trabalhadores da saúde de todos os níveis, públicos e privados, trabalhadores da educação do ensino básico ao superior, pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais de todas as idades a partir dos seis meses, pessoas com deficiência, adolescentes e jovens (12 a 21 anos) cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
SOCIAL ESPORTE CLUBE - Uma parceria entre o projeto Social Esporte Clube, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), e o Sesc disponibiliza 182 vagas gratuitas para atividades esportivas no clube. As inscrições estão abertas, e podem participar crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, residentes de Porto Alegre, cujas famílias possuam renda de até 3 salários mínimos e que estejam devidamente cadastradas no CadÚnico. Também é necessário ser estudante de escola pública ou particular, com bolsa acima de 50%. Há vagas para modalidades como futsal, futebol, judô e jiu-jitsu. Informações pelo telefone (51) 3289-8313.
CAPACITA + POA - A Prefeitura de Porto Alegre liberou a matrícula por ordem de chegada para todos os suplentes do programa municipal Capacita + POA, que oferecerá 36 cursos gratuitos de qualificação profissional por meio do Senac/RS. Clique aqui para ver a lista com os nomes de todos os suplentes. Os alunos, nesta etapa, têm até 19 de abril para efetuar a matrícula, somente em modo presencial, em uma unidade do Senac (ver endereços e contatos abaixo). Restam 1,5 mil vagas abertas na iniciativa da Secretaria Municipal Extraordinária do Trabalho e Qualificação Profissional (SMTQ) e a nova chamada visa preencher as posições restantes. Saiba mais.
CENTRAL DO CIDADÃO - Os moradores de Porto Alegre já podem receber da prefeitura alertas climáticos via disparo de SMS ou WhatsApp. Para receber as notificações é necessário que o usuário adicione o número do WhatsApp do 156 (51) 34330156 e fazer o cadastro. Leia mais aqui.
SAQUE CALAMIDADE – O cidadão que tiver direito a solicitar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em razão de danos estruturais sofridos em sua casa no temporal de 16 de janeiro deste ano, poderá comprovar residência com documentos alternativos. O prazo final para solicitar o benefício na Caixa Econômica Federal é 18 de abril. Saiba mais aqui.
COVID 1 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualiza as informações de acesso à vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre, com base em orientações do Ministério da Saúde. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem ser imunizados com vacina específica para a faixa etária, que entra para as doses de rotina do calendário infantil. O esquema vacinal para esse grupo é de três doses. Pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses.
COVID 2 - Devem receber uma dose da vacina bivalente anualmente pessoas acima de 5 anos de idade que pertencem aos seguintes grupos prioritários - pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e respectivos trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses. Para pessoas a partir dos 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e já possuem duas doses de vacina contra Covid-19, não há mais a recomendação de vacinação. Saiba mais.
Andrea Brasil