Previsão de pautas: quarta-feira, 9 de julho

08/07/2025 14:20

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO - A rodada de 2025 do Orçamento Participativo (OP) ocorre de 7 de julho a 11 de agosto. Após serem canceladas em 2024 por causa da enchente, as reuniões serão retomadas com o diferencial de ter a Usina do Gasômetro (avenida Presidente João Goulart, 551 - Centro Histórico) como sede das assembleias temáticas e a da região Centro. Nesta quarta-feira, 9, serão debatidas as prioridades da Temática de Saúde e Assistência Social. Os encontros ocorrem durante a semana, a partir das 19h, e, nos sábados, o início é às 15h. Confira aqui a programação completa.  

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde atenderá comunidade do bairro Humaitá nesta quarta-feira, 9. Das 10h às 16h,  o ônibus estaciona na Vila Santo André (avenida Ernesto Neugebauer, 2470). Estarão disponíveis vacinas do calendário, consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos, entre outros procedimentos.

FARMÁCIA DISTRITAL - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz o inventário dos medicamentos nas farmácias distritais da Capital, rotina obrigatória definida pela controladoria municipal e necessária para qualificar a gestão do controle de estoques. Em função disso, os serviços precisam suspender temporariamente o atendimento em dias de menor impacto à população, de forma escalonada, para que os profissionais possam efetuar o trabalho. Nesta quarta-feira, 9, e quinta-feira, 10, o ajuste ocorre na Farmácia Distrital Modelo, localizada na rua Jerônimo de Ornelas, 55, que não atenderá o público nessas datas. A retirada de medicamentos pode ser feita nas demais unidades distritais e dispensários de saúde do município.

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Entre os dias 9 e 11 de julho, a Capital realiza a 16ª Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). O encontro ocorrerá no Salão de Atos da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681), prédio 4. Inscrições podem ser feitas por este link. A abertura oficial acontece nesta quarta-feira, 9, às 14h.

HIV - Porto Alegre recebe até esta quarta-feira, 9, visita da Equipe Nacional de Validação do Ministério da Saúde (MS), que avaliará o município em relação ao processo de certificação em eliminação da transmissão vertical do HIV, quando a doença é transmitida da gestante para o bebê. A equipe é composta por quatro técnicos e vai analisar a rede de assistência à saúde em quatro eixos: programas e serviços; vigilância epidemiológica e qualidade dos dados; capacidade diagnóstica e qualidade dos testes e igualdade de gênero, raça, etnia e participação da comunidade. 

JOGOS ESCOLARES - A edição de 2025 dos Jogos Escolares da Cidade de Porto Alegre (Jespoa) terá início nesta quarta-feira, 9, com abertura oficial às 14h30, no Parque Ramiro Souto. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), o programa acontece anualmente para despertar o interesse pelo esporte e a integração entre os estudantes com idade de 11 aos 16 anos, das escolas de ensino fundamental da rede de Porto Alegre. Este ano, o Jespoa contará com a participação de quatro mil estudantes de 46 escolas municipais da Capital, que vão competir nas modalidades de atletismo, basquete, dança, futsal, handebol, judô, esportes de raquete, skate, vôlei e xadrez.

PLANO DIRETOR - A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), definiu as regras para a audiência pública e as propostas preliminares dos projetos de lei do Plano Diretor Sustentável e da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). A audiência pública será realizada em 9 de agosto, sábado, às 10h, no Auditório Araújo Vianna, na Osvaldo Aranha, nº 685, Parque Farroupilha. Interessados em participar presencialmente devem preencher formulário eletrônico de pré-inscrição até as 13h do dia 8 de agosto, disponível aqui. O credenciamento dos inscritos no local será no dia 9, das 9h às 11h. Além da participação presencial, também será possível enviar contribuições on-line até as 12h do dia 8 de agosto, por meio do site.

TRÂNSITO - A avenida Sertório terá isolamento de duas faixas, no sentido Centro-bairro, na altura do cruzamento com a rua Tito Chaves, no bairro Jardim Floresta. A intervenção, que deve durar até sexta-feira, 11, acontece devido à sequência das obras do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) para a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) São João na Zona Norte. As equipes atuam na implantação de uma nova adutora na área da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Ouro Preto. Saiba mais

ACAMPAMENTO FARROUPILHA - A Secretaria Municipal de Cultura, a Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas e a GAM3 Parks divulgam o prazo, valores e documentos necessários para o pagamento da taxa de inscrição dos piquetes homologados para integrar o Acampamento Farroupilha 2025, no Parque Harmonia. Na edição 2025, os inscritos devem realizar o pagamento até 11 de julho, na rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 333 (Parque Harmonia – Estância Harmonia). O horário de funcionamento será das 9h às 18h, sem fechar ao meio-dia. Saiba mais.

HABITAÇÃO - O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) informa que foi prorrogado até o dia 15 de julho de 2025 o prazo para atualização do cadastro habitacional voltado ao programa Minha Casa Minha Vida. A atualização deve ser realizada exclusivamente por este site. Para quem já está cadastrado, a não realização da atualização implicará a validação automática dos dados informados anteriormente. 

CAMPANHA DO AGASALHO - A Prefeitura de Porto Alegre realiza Campanha do Agasalho e do Alimento 2025, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. O objetivo é arrecadar cobertores, roupas de cama, agasalhos, calçados em bom estado, além de alimentos não perecíveis para famílias em situação de vulnerabilidade social. Para mais informações sobre pontos de coleta e formas de participação, acesse o site da Prefeitura de Porto Alegre: prefeitura.poa.br/poaquecuida.

COVID-19 - A vacinação contra Covid-19 para todos os públicos definidos pelo Ministério da Saúde como prioritários está disponível em Porto Alegre. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nova remessa de vacinas, e a oferta acontece de forma diversificada, de acordo com a idade e condição de saúde do público-alvo. Acompanhe no link a atualização dos locais com vacinas disponíveis, de acordo com o estoque. Saiba mais

HPV - Até 31 de julho, adolescentes e jovens de 15 a 19 anos sem registro de doses da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) podem ser vacinados em qualquer unidade de saúde da Capital. A vacina HPV quadrivalente (HPV4) confere proteção contra os tipos 6, 11, 16 e 18, prevenindo as principais complicações causadas pelo vírus em homens e mulheres. Além da estratégia de oferta de vacina para quem deixou de se vacinar, a Secretaria de Saúde de Porto Alegre oferece a imunização aos públicos que têm recomendação de receber a imunização. Saiba mais

GRIPE - A vacina contra gripe (influenza) está disponível para todas as pessoas com mais de seis meses de idade em todas unidades de saúde de Porto Alegre. A ampliação pretende garantir proteção contra a influenza para um público maior e diminuir o risco de complicações causadas pela infecção dos vírus Influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza B. Mesmo com a ampliação da oferta para a população em geral, a campanha para os públicos prioritários prossegue, com expectativa de vacinar pelo menos 90% de cada um deles: crianças, gestantes e pessoas com 60 anos e mais. Em Porto Alegre, esses grupos prioritários somam 410.501 pessoas.

SUPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE - A Exposição da Superação e da Solidariedade segue aberta ao público até o dia 11 de julho, no Museu de Arte do Paço (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico), de segundas a sextas-feiras, das 9h às 17h. A entrada é gratuita. A mostra fotográfica relembra a enchente histórica de 2024 e celebra a mobilização coletiva que ajudou a salvar vidas. A exposição reúne registros dos impactos da tragédia climática que atingiu cerca de 30% do território da Capital em maio de 2024; imagens históricas da enchente de 1941 - até então a maior da cidade; e fotografias da missão oficial da prefeitura aos Países Baixos, em fevereiro deste ano, com o objetivo de buscar soluções em gestão hídrica e adaptação às mudanças climáticas.

 

Gilmar Martins