Previsão de pautas: quinta-feira, 28 de março

28/03/2024 08:32

ENDOMETRIOSE - O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) vai abrigar o primeiro núcleo de saúde da mulher voltado ao tratamento da endometriose. O descerramento da placa ocorre na manhã desta quinta-feira, 28, às 10h. O espaço equipado foi dividido entre duas salas no 4º andar, onde já são realizadas as consultas ginecológicas. 

ASSISTÊNCIA SOCIAL - A Prefeitura de Porto Alegre entrega um novo espaço de atendimento a famílias na região Sul da Capital, nesta quinta-feira, 28, às 9h, na rua Paulo Maciel, 220, Cohab, bairro Cavalhada. O espaço vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) executará serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) na faixa etária de 6 a 14 anos, em parceria com a Rede Calábria. Inicialmente, serão 50 vagas destinadas a demandas do Orçamento Participativo (OP).

ÁGUA E LUZ - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que nesta quinta-feira, 28, equipes da CEEE Equatorial farão manutenção na rede elétrica da Zona Norte. Com isto, a Estação de Bombeamento de Água Tratada Jaú (rua Jaú, 53) será desligada a partir das 12h. O abastecimento será suspenso para os bairros Cristo Redentor, Jardim Floresta, Jardim Lindóia e Jardim São Pedro. O restabelecimento da energia deve ocorrer na tarde do mesmo dia; já o fornecimento de água nas áreas desabastecidas deve ser normalizado entre a noite de quinta-feira, 28, e a madrugada da sexta-feira, 29.

PRÊMIO INOVAÇÃO - Obra criada pelo artista e arquiteto Vinicius Vieira, o troféu do Prêmio Inovação será incorporada ao acervo do Museu de Arte de Porto Alegre nesta quinta-feira, 28, às 11h, no Paço Municipal. A iniciativa é do Gabinete de Inovação (GI) e integra as comemorações dos 252 anos da capital gaúcha. O secretário do Gabinete da Inovação, Luiz Carlos Pinto, fará a entrega para o Coordenador de Artes Visuais da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), Paulo Amaral, e para o diretor do Acervo Artístico, Flavio Krawczyk.

REFORMA TRIBUTÁRIA - A capital gaúcha, inserida nas discussões sobre a reforma tributária, em Brasília, tem desempenhado um importante papel na análise e formulação das leis complementares que regulamentarão o tema no país, com a incumbência de representar os grandes e médios municípios do país. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos nesta quinta-feira, 28. O secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, integra a Comissão de Sistematização, que está analisando o material recebido dos grupos de trabalho para elaboração das referidas leis complementares.

BANCO DE LEITE - Bebês prematuros com risco extremo de vida internados na UTI neonatal do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas precisam de doações ao banco de leite da instituição. O estoque na quarta-feira, 27, estava abaixo de dois litros. A capacidade de processamento do banco é de até 100 litros por mês. Com a proximidade do feriado, a instituição faz um apelo para quem puder comparecer ao local nesta quinta-feira, 28, na avenida Independência, 661. A doação tem duração de seis meses e um litro de leite atende até oito bebês da UTI neonatal durante 24 horas.

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atenderá moradores do bairro Anchieta nesta quinta-feira, 28. O ônibus estaciona na Associação dos Moradores da Vila Dique (avenida Dique, 855) das 9h às 16h. Contra a Covid-19, haverá vacinação para os grupos prioritários e para aqueles que não completaram o esquema vacinal de duas doses, conforme orientação do Ministério da Saúde. Estarão disponíveis consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos.

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), atende a comunidade João Pessoa (Partenon) nesta quinta-feira, 28. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos.

FEIRA ECOLÓGICA - A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), lançou chamamento público para inscrição e seleção de interessados em ocupar espaços vagos e cadastro reserva para a Feira Ecológica Auxiliadora. A feira está localizada na região Centro, na Travessa Lanceiros Negros (passagem de pedestres entre as ruas Mata Bacelar e Coronel Bordini) e funciona nas terças-feiras, das 7h às 12h. As inscrições começam nesta quinta-feira, 28, e deverão ser feitas por meio do e-mail edital.feiraecologica.auxiliadora@portoalegre.rs.gov.br, no período de 28 de março a 27 de abril, até as 23h59, mediante requerimento padrão disponível no edital.

FOTOGRAFIA - O Paço Municipal (praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico) recebe a mostra Veracidade, que poderá ser visitada, gratuitamente, a partir de quinta-feira, 28, das 9h às 17h. A exposição, em comemoração aos 252 anos de Porto Alegre, apresenta trabalhos de mais de 30 fotógrafos convidados. Também contará com Eurico Salis, apresentando duas imagens. Ao todo, Veracidades terá mais de 40 obras impressas em papel fotográfico fosco em preto, inúmeros tons de cinza e branco, no tamanho 90 x 90 cm, com molduras suaves, a fim de melhor destacar as imagens.

GRIPE - A campanha de vacinação contra influenza começou para pessoas a partir dos 60 anos, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas - até 45 dias pós-parto -, quilombolas e indígenas. Todas as unidades de saúde da Capital estão vacinando (veja aqui os endereços). O Dia D será em 13 de abril e a aplicação das doses vai até 31 de maio. Em Porto Alegre, o público-alvo estimado apto para receber a vacina é de 697.995 pessoas, com os idosos em maior número: 292.260.

FEIRA DO PEIXE - A 244ª Feira do Peixe de Porto Alegre ocorre até 29 de março, de segunda a quinta, das 8h30 às 22h, e na sexta-feira, das 8h30 às 13h, no Largo Jornalista Glênio Peres, Centro Histórico. Este ano, o tradicional evento da cidade contará com 40 bancas de pescados resfriados e congelados e quatro bancas com a comercialização de alimentos processados, como a tainha assada na taquara, bolinhos e espetinhos de peixe. A 244ª Feira do Peixe de Porto Alegre é organizada pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), em parceria com a Colônia de Pescadores Z-5 e Associação dos Pescadores e Piscicultores do Extremo-Sul (Appesul).

MERCADO PÚBLICO - Nesta semana, o Mercado Público Central funciona com horários alterados. Nesta época de grande demanda, o objetivo do tradicional ponto de comércio e turismo do Centro Histórico de Porto Alegre é melhor atender a população e os visitantes nos dias que antecedem a Sexta-feira Santa, 29, e o domingo de Páscoa, 31. Até quinta-feira, 28, as mais de cem bancas estarão abertas até as 20h, incluindo os restaurantes que poderão funcionar até mais tarde. Já no feriado, na sexta, o Mercado abrirá as portas às 7h até as 13h. No sábado, 30, o funcionamento será normal, das 7h30 às 18h. E no domingo, 31, as lojas estarão abertas das 9h às 13h, e os restaurantes até as 15h.

CAPACITA + POA - A Prefeitura de Porto Alegre liberou a matrícula por ordem de chegada para todos os suplentes do programa municipal Capacita + POA, que oferecerá 36 cursos gratuitos de qualificação profissional por meio do Senac/RS. Clique aqui para ver a lista com os nomes de todos os suplentes. Os alunos, nesta etapa, têm até 19 de abril para efetuar a matrícula, somente em modo presencial, em uma unidade do Senac (ver endereços e contatos abaixo). Restam 1,5 mil vagas abertas na iniciativa da Secretaria Municipal Extraordinária do Trabalho e Qualificação Profissional (SMTQ) e a nova chamada visa preencher as posições restantes. Saiba mais.

CENTRAL DO CIDADÃO - Os moradores de Porto Alegre já podem receber da prefeitura alertas climáticos via disparo de SMS ou WhatsApp. Para receber as notificações é necessário que o usuário adicione o número do WhatsApp do 156 (51) 34330156 e fazer o cadastro. Leia mais aqui.

SAQUE CALAMIDADE – O cidadão que tiver direito a solicitar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em razão de danos estruturais sofridos em sua casa no temporal de 16 de janeiro deste ano, poderá comprovar residência com documentos alternativos. O prazo final para solicitar o benefício na Caixa Econômica Federal é 18 de abril. Saiba mais aqui.

ROLÊ DA VACINA - O Rolê da Vacina, campanha de vacinação itinerante da prefeitura, por meio das secretarias de Saúde e Educação, chega a 24 escolas públicas da Capital nesta semana. Uma das prioridades é imunizar crianças entre 9 e 14 anos contra o HPV (papiloma vírus humano). Saiba mais.

COVID 1 - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualiza as informações de acesso à vacinação contra Covid-19 em Porto Alegre, com base em orientações do Ministério da Saúde. Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem ser imunizados com vacina específica para a faixa etária, que entra para as doses de rotina do calendário infantil. O esquema vacinal para esse grupo é de três doses. Pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses.

COVID 2 - Devem receber uma dose da vacina bivalente anualmente pessoas acima de 5 anos de idade que pertencem aos seguintes grupos prioritários - pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e respectivos trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses. Para pessoas a partir dos 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e já possuem duas doses de vacina contra Covid-19, não há mais a recomendação de vacinação. Saiba mais.

  

Andrea Brasil