Previsão de pautas: sábado, 20, e domingo, 21 de julho
SAÚDE - Nove unidades de saúde estarão abertas neste fim de semana, além de postos móveis, em ações que integram a Operação Inverno da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Sábado e domingo, 20 e 21, das 10h às 19h, funcionam as unidades Assis Brasil, Beco do Adelar, Chácara da Fumaça, José Mauro Ceratti Lopes, Moab Caldas, São Carlos, Modelo e Tristeza, com atendimentos médicos, de enfermagem e vacinação. A unidade Conceição também abrirá, mas apenas sábado, no mesmo horário das demais.Também haverá vacinação, tanto no sábado quanto no domingo, das 10h às 18h, no Parque Farroupilha (Redenção), na esquina das vias Osvaldo Aranha e José Bonifácio. As unidades móveis têm horários diferentes, com imunização contra gripe (Influenza), Covid-19, difteria e tétano. Confira aqui os endereços e horários.
LIMPEZA URBANA - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) programa uma operação de limpeza neste domingo, 21, na rua Cruzeiro do Sul, bairro Santa Teresa. A via e ruas do entorno são alvo de descarte irregular de resíduos. Uma equipe composta por oito garis, com o auxílio de cinco caminhões e uma retroescavadeira, fará a limpeza dos focos de lixo do local. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).
LAMI - Neste sábado, 20, vias não pavimentadas do bairro Lami, no Extremo-Sul, recebem serviços de colocação de saibro e de brita graduada. Quatro equipes irão trabalhar nas ruas, simultaneamente, da orla em direção ao bairro. Serão utilizados nove equipamentos, entre motoniveladoras, retroescavadeiras e um rolo compactador. A prefeitura alerta que podem ser necessárias alterações no trânsito e desvios. O cronograma de serviços pode sofrer alterações em caso de chuva.
VIADUTO DA CONCEIÇÃO - As secretarias municipais de Obras e Infraestrutura (Smoi) e de Serviços Urbanos (SMSUrb) farão uma rampa de acesso junto à alça da rua da Conceição para possibilitar aos ônibus e veículos que trafegam pela Júlio de Castilhos o acesso ao Viaduto da Conceição em direção à avenida Osvaldo Aranha e rua Sarmento Leite. A previsão é que o trabalho se inicie neste sábado, 20. As mudanças no trânsito ocorrem depois de finalizada a obra. Com a permanência do corredor humanitário, o acesso à avenida Farrapos se dará pela avenida Mauá, à esquerda na rua Carlos Chagas, seguindo pela avenida Júlio de Castilhos e rua da Conceição. A partir daí, o condutor pode seguir para Voluntários da Pátria ou Farrapos. Saiba mais.
PROTÁSIO ALVES - Neste domingo, 21, a avenida Protásio Alves, próximo ao número 5.400, sentido bairro/Centro, contará com bloqueio total de via às 9h, com previsão de término às 12h, devido à movimentação e içamento de carga. Os motoristas que circulam pelo trecho serão direcionados a seguir o desvio no sentido bairro/Centro pela Barão de Bagé, rua Israel, rua Conde da Figueira, seguindo pela avenida Protásio Alves.
MÚSICA - Neste sábado, 20, às 11h, ocorre a quarta apresentação da série Concertos Capitólio da temporada 2024, com a soprano Carla Maffioletti, que será acompanhada pelo pianista Fernando Rauber. No recital, intitulado Al Amor, serão apresentadas canções de Reynaldo Hahn (1874-1947), Fernando Obradors (1897-1945), Joaquín Rodrigo (1901-1999) e da própria Carla Maffioletti (1980-). A abertura do concerto será feita pelo jovem pianista Gustavo Carlos Simonis, que interpretará uma obra de Frédéric Chopin (1810-1849). A apresentação, com entrada franca, ocorre na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico). A curadoria do projeto é da Casa da Música POA.
REGISTRO UNIFICADO - O cadastramento no site do Registro Unificado, temporariamente suspenso na noite de sexta-feira, 19, para migração de servidores, tem retorno previsto para as 6h deste sábado, 20. O Registro Unificado tem a finalidade de identificar o público atingido pela enchente e qualificar dados para encaminhar à elegibilidade em programas sociais dos três níveis do poder executivo. Entre esses programas está o Auxílio Reconstrução, cujo prazo limite para solicitação foi prorrogado até o dia 26 de julho.
PESSOA IDOSA - A população de Porto Alegre com idade de 60 anos ou mais, residente em áreas atingidas pela enchente, conta com apoio psicanalítico disponibilizado por meio de uma rede formada por parceiros. Quem precisar pode enviar mensagem para o telefone (11) 95699-9422, informando a situação em que a pessoa se encontra no primeiro contato. O atendimento será prestado por 50 psicanalistas e dez médicos, de forma on-line. Também será feito um primeiro mapeamento no bairro Sarandi, em parceria com a Associação de Moradores da Vila Elizabeth (Amvep), para atendimento presencial.
DONATIVOS - Produtos de higiene, limpeza, alimentos e produtos para casa estão disponíveis para retirada em entidades parceiras da prefeitura. A iniciativa atende às medidas autorizadas pelo decreto 22.647, de 2 de maio, que declara de estado de calamidade pública na Capital. Podem retirar os donativos pessoas residentes de Porto Alegre contempladas com algum dos benefícios da calamidade (Reconstrução, Volta por cima, SOS Pix ou Estadia Solidária). A partir do dia 22, também estarão disponíveis itens para dormitório e colchões de solteiro.
CAVALOS – Terminou o prazo para os donos retirarem os cavalos resgatados na enchente em Porto Alegre. Agora, os animais estão disponíveis para adoção. O abrigo de equinos da EPTC, localizado no bairro Lami, ainda conta com 31 animais, mas apenas 16 podem ser adotados no momento, entre os quais oito que foram salvos da enchente. Para se candidatar, o interessado deve preencher o formulário de fiel depositário disponível no link da Carta de Serviços da prefeitura e posteriormente enviá-lo ao e-mail adote@eptc.prefpoa.com.br.
RECUPERAPOA - O programa RecuperaPOA concede uma redução de 98% nas multas de mora, multas por infração e juros de mora para pagamento à vista de diversos créditos tributários e não tributários e fixação de 2% nos honorários, nos casos de execução fiscal. A adesão deve ser realizada até o dia 22 de julho para débitos referentes a ITBI e 29 de julho para as demais dívidas. Ao aderir à proposta de renegociação, o contribuinte terá seu CPF ou CNPJ liberado junto aos órgãos de proteção ao crédito em até cinco dias. Saiba mais aqui.
DÍVIDAS JUDICIALIZADAS - Contribuintes com dívidas cobradas pelo Município na Justiça e que desejem regularizar as pendências devem procurar o Posto de Atendimento Fiscal da Procuradoria-Geral do Município (PAF/PGM). De forma presencial ou digital, o contribuinte pode realizar os procedimentos necessários para o pagamento integral ou parcelado de débitos tributários e não tributários judicializados. Veja aqui as condições. O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, na rua Manoelito de Ornellas, 50, sala 704. Para agendar atendimento presencial, acesse aqui. Já o atendimento pelo WhatsApp deve ser solicitado pelo número 3289-1540, opção 3 (realização de parcelamento de dívidas em cobrança judicial). Também disponível das 9h às 17h.
CONCURSO DMAE - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) abriu inscrições para dois concursos públicos para preencher 33 vagas de provimento efetivo com candidatos de níveis Fundamental Incompleto e Completo, Médio, Técnico e Superior, e ainda formar cadastro reserva (CR). As inscrições estão abertas até 22 de julho, no site do Instituto Avalia, e as vagas estão divididas em dois editais.
HORÁRIOS DOS ÔNIBUS - O cidadão pode pesquisar os itinerários e horários de ônibus de Porto Alegre, por meio do WhatsApp do 156. Basta clicar no menu 4 “Trânsito e Transporte (EPTC)” e em seguida no submenu 2 “Ônibus: Linhas e Horas”. A consulta, que começou a funcionar na manhã desta quinta-feira, 11, é referente ao dia vigente. Para iniciar, basta que o usuário digite e envie o nome ou número da linha. Em seguida, após alguns instantes, ele receberá os trajetos dos ônibus e os horários nas direções bairro-Centro e Centro-bairro. Antes de finalizar, o cidadão será questionado se deseja consultar outra linha. Para utilizar o serviço, salve o número (51) 3433-0156 no celular e escrever um “oi” no WhatsApp.
SAQUE CALAMIDADE - Os trabalhadores residentes em mais de 400 municípios do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação, decorrente das enchentes, deve ser feita por meio do Aplicativo FGTS ou nas agências do banco. Segundo a Caixa, o valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo da conta. Para os moradores de Porto Alegre, o prazo da solicitação encerra-se em 29 de agosto.
DANÇA - Estão abertas até 30 de agosto as inscrições para propostas inéditas de espetáculos de dança. O projeto escolhido terá o auditório do Goethe-Institut Porto Alegre para até 20 ensaios, além do espaço para cumprir temporada, com estreia prevista para o Festival Porto Alegre em Cena. A seleção é aberta a artistas e agentes culturais atuantes em Porto Alegre e Região Metropolitana, através de pessoa jurídica com domicílio nesses locais. O regulamento deve ser solicitado por e-mail ao Centro de Dança da SMCEC, através do endereço eletrônico dancasmc@gmail.com, ou no site do Goethe-Institut Porto Alegre ou no Instagram.
Gilmar Martins