Previsão de pautas: segunda-feira, 13 de setembro

13/09/2021 08:31

VACINAÇÃO- segunda-feira, 13, a vacinação contra a Covid-19 será mantida para toda a população adulta, com 18 anos ou mais. Não haverá drive-thru. Será retomada a imunização de adolescentes com comorbidades de 12 anos a 17 anos e a aplicação da segunda dose da Pfizer. As equipes volantes do Rolê da Vacina estarão no Shopping João Pessoa durante o dia e na Factum Faculdade, no Centro Histórico, durante a noite. A vacinação noturna nas quatro unidades de saúde (São Carlos, Modelo, Tristeza e Ramos) continua sem a necessidade de agendamento prévio. Saiba mais.

BRASÍLIA- O prefeito Sebastião Melo embarca nesta segunda-feira, 13, para Brasília, onde vai cumprir uma série de agendas até a próxima quinta-feira, 16, com ministros e representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do New Development Bank (NDB). Entre os temas a serem abordados na Capital Federal estão projetos de desenvolvimento social, mobilidade urbana, cultura e saúde. As atividades em Brasília começam às 17h, quando Melo se reúne com superintendentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para tratar sobre a Usina do Gasômetro. 

COMPETIÇÕES ESPORTIVAS - A Prefeitura de Porto Alegre adota novos protocolos para o público em competições esportivas a partir desta segunda-feira, 13. Entre as mudanças está a autorização de público exclusivamente sentado e com distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas e/ou grupos coabitantes. Está proibido público acima de 2.501 pessoas. Saiba mais.

ÁGUA 1 - Nesta segunda-feira, 13, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) fará novos trabalhos da setorização de redes de água do Subsistema Cascatinha-Catumbi. A partir das 9h, os serviços ocorrem na rua Dona Cristina x Orfanotrófio, Dona Cristina x Octávio de Souza, Gregório da Fonseca x São Sebastião e São Sebastião x Beco Dois. A instalação de distritos de medição, mais as interligações e desativações de redes poderão desabastecer parte dos bairros Cristal (no entorno dessas vias), Nonoai e Teresópolis. A normalização deve ocorrer na madrugada de quarta, 15, podendo demorar mais nas partes altas da região. A partir das 14h, na avenida Romeu Samarani x Estrada Cristiano Kraemer, haverá teste de estanqueidade de um distrito de medição e controle. Poderá faltar água em parte dos bairros Campo Novo e Vila Nova (no entorno dessas vias), normalizando à noite.

ÁGUA 2 - A partir das 9h, o Dmae realiza serviços na rua Dona Gabriela, 51. A manutenção de registros na Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Santa Tereza 1 interrompe o abastecimento de água para os bairros Cristal (parte), Medianeira (parte), Menino Deus (parte) e Santa Tereza (parte). O retorno está previsto durante a noite, podendo demorar mais nas partes altas da região.

EMPREGOSA unidade do Sine Municipal (avenida Sepúlveda esquina com Mauá, Centro Histórico) tem 421 vagas disponíveis para retirada de cartas de entrevista de emprego. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nas vagas gerais, pela segunda semana o destaque é o setor da construção civil. São cem para encanador e  mais cem para ajudante de obras. Além dessas, o destaque é para dez vagas de engenheiro civil. O Sine Municipal disponibiliza e recomenda o agendamento eletrônico para agilizar o atendimento e evitar filas. Saiba mais.

EPTCHÊ - Anualmente a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) mantém um piquete no Acampamento Farroupilha, o "EPTCHÊ". Neste ano, em que não ocorrerá no formato presencial em razão da pandemia da Covid-19, a EPTC elaborou uma programação especial, até o fim de setembro, para atender algumas instituições com suas ações educativas, com o cumprimento dos protocolos de segurança contra o coronavírus. Nesta segunda-feira, 13, haverá atividades nas escolas estaduais de ensino fundamental Bahia e Souza Lobo. Para inscrever sua escola ou instituição nas ações, entre em contato pelo e-mail educ@eptc.prefpoa.com.br. A EPTC também realiza outras atividades educacionais em empresas e instituições. Veja aqui o cronograma da semana.

RECUPERAPOA - O prazo para adesão ao programa de recuperação fiscal da Prefeitura de Porto Alegre, o RecuperaPOA, vai até 29 de outubro para dívidas de Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Taxa da Fiscalização da Localização e de Funcionamento (TFLF) e Dívida não Tributária. E de primeiro de outubro a 30 de novembro para IPTU e Taxa de Coleta de Lixo. Com descontos de 90% para multas e juros no pagamento à vista e de até 75% a prazo, os contribuintes pessoa física e jurídica poderão renegociar suas dividas com o município de forma on-line no site prefeitura.com.br/recuperapoa, onde é possível fazer adesões e obter mais informações sobre o programa.

COLETA AUTOMATIZADA - A prefeitura publicou edital que regulamenta a seleção de empresa ou consórcio de empresas para prestação de serviços de coleta automatizada de resíduos sólidos urbanos no município. A licitação é na modalidade concorrência, do tipo menor preço global, e tem sessão pública marcada para 5 de outubro, às 14h, na Diretoria de Licitações e Contratos da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (rua Siqueira Campos, 1300, 3° andar, sala 301). O valor estimado do contrato é de R$ 61.435.422,48. O edital está publicado na página 26 do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).

TÉCNICO SUPERIOR - Pela primeira vez, a Prefeitura de Porto Alegre abre seleção para profissionais recém formados em diversos cursos superiores. O Programa de Residência Técnico Superior tem edital lançado pela Secretaria Municipal de Administração. São oportunidades de atuação nas áreas de Administração, Arquitetura, Biologia, Ciências Contábeis, Economia e Engenharia Civil. O processo seletivo simplificado será conduzido pelo Instituto Consulplan. As provas ocorrem de forma on-line, com data prevista para 10 de outubro deste ano e abrangem conhecimentos específicos referentes a cada área de atuação. As inscrições estão abertas e vão até 17 de setembro e devem ser realizadas exclusivamente pela Internet, pelo site www.institutoconsulplan.org.br. Para concorrer, o candidato pode ser formado há, no máximo, cinco anos.

COLETA - A Prefeitura de Porto Alegre abriu processo para contratação de empresa ou consórcio de empresas que prestem serviço de coleta regular de resíduos sólidos urbanos (domiciliares e públicos). A licitação é na modalidade concorrência, do tipo menor preço global. A sessão pública ocorre no dia 4 de outubro, às 14h, na Diretoria de Licitações e Contratos da Secretaria de Administração e Patrimônio, na rua Siqueira Campos, 1300, 3⁰ andar, sala 301, Centro Histórico. Assim que assinado o contrato, a empresa terá um período de 90 dias para iniciar a prestação dos serviços.O valor máximo do contrato é de R$ 61.086.661,97.

GRIPE - A vacinação contra gripe está disponível para a população em geral nos 125 pontos de vacinação oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o fim do estoque de doses. O limite mínimo de idade para receber a imunização é de seis meses. O intervalo entre a administração das vacinas da gripe e da Covid-19 deve ser de, no mínimo, 14 dias entre uma e outra. A ampliação foi definida pelo Ministério da Saúde devido à baixa procura pela vacina nos grupos prioritários durante a campanha nacional. Ao ampliar a oferta para além dos grupos prioritários, o ministério e a secretaria pretendem diminuir o risco de transmissão e as complicações causadas pelos vírus influenza, que podem levar a hospitalizações e até a óbito.

DE BIKE NA VACINAÇÃO - A empresa TemBici e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibilizarão duas viagens gratuitas no serviço de bicicletas compartilhadas, de até três horas, para aqueles que quiserem se vacinar contra a Covid-19.  A ação é válida para a primeira ou segunda dose da vacinação. O projeto, que tem como objetivo aumentar o número de vacinados em Porto Alegre, estende-se até o dia 31 de outubro. Para utilizar o serviço, o cidadão deve ter o aplicativo Bike Itaú baixado em seu telefone e acessar a aba “Meus Planos” e, em seguida, a opção “Vacinação”. O desconto será aplicado no momento da retirada da bicicleta.

EXPOSIÇÕES - As exposições de arte O Jardim de Amélia, de Amélia Pastro Maristany, e Identidad Gaucha, de Pedro Luis Raota, estão abertas ao público na Pinacoteca Aldo Locatelli e no Porão do Paço Municipal, respectivamente. Uma delas homenageia e resgata a importância do gaúcho na nossa cultura no mês de setembro e a outra faz um apanhado inédito da primeira pintora profissional porto-alegrense. Visitas podem ser feitas com agendamento pelo e-mail acervo@portoalegre.rs.gov.br, ou pelo telefone (51) 3289-3735, de grupos com até cinco pessoas. O visitante deverá apresentar documento de identidade e usar máscara de proteção facial. A mostra O Jardim de Amelia poderá ser visitada até 5 de novembro e Identidad Gaucha fica em cartaz até 30 de setembro, de segunda a sexta, das 9h às 12h e de 13h30 às 17h, no Paço dos Açorianos, Centro Histórico.

AÇORIANOS DE TEATRO - Estão abertas até o dia 15 de outubro as inscrições para os prêmios Açorianos de Circo, Açorianos de Teatro Adulto e Tibicuera de Teatro Infantil. A premiação tem a finalidade de reconhecer os artistas e espetáculos voltados ao público adulto e infantojuvenil, valorizando os profissionais que desenvolvem seus trabalhos de artes cênicas na cidade. A grande novidade do Prêmio Açorianos 2021 é a inclusão da premiação para o circo, uma reivindicação antiga. Os inscritos aos prêmios nas diversas categorias devem ter sido veiculados publicamente no período abrangido pelo edital, 2 de abril de 2020 até 15 de outubro de 2021.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes