Previsão de pautas: segunda-feira, 27 de junho

27/06/2022 08:34

COVID-19 - A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde de Porto Alegre (SMS), irá manter a vacinação contra a covid-19 para crianças e adultos, em diferentes locais. Nesta segunda, 26, será aberta a aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) para todas as pessoas a partir de 53 anos vacinadas com a terceira dose até 27 de fevereiro (4 meses). Confira aqui o cronograma de abertura de público para os próximos dias. Veja aqui como será o esquema de vacinação nesta segunda. 

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará nos bairros Santa Teresa, Partenon, Farrapos e Anchieta durante a semana, sempre das 9h às 15h. Além do rolê de vacinação infantil contra Covid-19, a equipe passa a vacinar adultos. Também haverá vacinação contra a gripe (Influenza) para todos os públicos (crianças a partir de 6 meses de idade). Nesta segunda-feira, 27, o ônibus estaciona no mirante do Morro Santa Teresa. A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Contra a Covid-19, haverá primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos, além de primeira, segunda, terceira e quarta doses para adultos a partir de 12 anos.

OFTALMOLOGIA - A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), firmou acordo de cooperação com a Fundação Leonística de Assistência Social para a realização de consultas oftalmológicas e fornecimento de óculos de grau pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços começam já nesta segunda-feira, 27, na Clínica da Família Campo da Tuca, no Partenon, com o atendimento de 50 pacientes agendados previamente pela SMS. Os casos que não forem de acuidade visual ou transtornos de refração, serão encaminhados para agendamento com outra subespecialidade oftalmológica.

EMPREGOS - Entre esta segunda-feira, 27, e quinta-feira, 30, a unidade do Sine Municipal fará a intermediação para 256 vagas de quatro diferentes áreas: 200 para operador de telemarketing receptivo, 50 para atendente de loja, três para estoquista e três para motorista. As entrevistas serão realizadas na sede do Sine Municipal, localizada na avenida Sepúlveda s/nº, Centro Histórico. As cartas de encaminhamento para as entrevistas, que serão realizadas na unidade, podem ser retiradas diretamente no balcão de atendimento ou pelo aplicativo Sine Fácil disponível para download no Google Play.

DIA DO ORGULHO- A Prefeitura de Porto Alegre programou ações para comemorar a data de 28 de junho, que marca a luta pelos direitos das pessoas LBGTQIA+ e a celebração da diversidade. O Dia do Orgulho, como é chamado, visa conscientizar a sociedade sobre os desafios e as conquistas da comunidade. Na noite desta segunda-feira, 27, o meio-fio do cruzamento das ruas Lima e Silva com a República, no bairro Cidade Baixa, será pintado nas cores do arco-íris para dar mais visibilidade à diversidade. Na terça-feira, 28, Dia do Orgulho LGBTQIA+, diversos parceiros que atuam junto à proteção e defesa da comunidade estarão reunidos no Largo Glênio Peres das 10h às 16h. A Secretaria Municipal da Saúde vai promover a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe, e a unidade móvel Fique Sabendo vai realizar testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C. 

TRANSPORTE COLETIVO - A partir desta segunda-feira, 27, a prefeitura promove a ampliação de oferta de horários na linha 375 Agronomia, que atende estudantes do Campus Agronomia da UFRGS. Também reforça os horários no pico em mais uma linha e o período noturno em mais três linhas. A sétima etapa do programa de reestruturação Mais Transporte terá um incremento de 31 viagens. As mudanças estarão disponíveis no site da EPTC e a localização, em tempo real, pode ser consultada na função GPS do aplicativo do TRI (Cittamobi). 

BOTA-FORA - O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço na comunidade Moradas da Hípica Lado A (Hípica) nesta segunda-feira, 27. O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora.  

CADASTRO ÚNICO - Programas e benefícios sociais do Cadastro Único contam com atendimento presencial e por aplicativo, que pode ser utilizado para novas inscrições no sistema e atualizações de dados. Além de facilitar a vida do cidadão, otimiza tempo nas filas e de deslocamento. Para acessar o aplicativo, basta baixá-lo em telefones com sistema Android ou IOS, clicando aqui. Depois do pré-cadastro, o cidadão que ainda não faz parte do Cadastro Único deve comparecer a um posto de atendimento a partir do dia 27 de junho, ou em até 120 dias para complementar e certificar os demais dados.

AUXÍLIO BRASIL - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que beneficiários do programa Auxílio Brasil, o antigo Bolsa Família, devem comparecer nas unidades de referência para realizar o acompanhamento. O prazo se encerra no dia 30 de junho. Durante o atendimento, verifica-se o calendário vacinal (é necessário trazer a carteira de vacinação) e o estado nutricional (peso e altura) de crianças até sete anos, além da realização do pré-natal para as gestantes de qualquer idade. Mulheres entre 14 e 44 anos também devem ser acompanhadas pelas equipes. A avaliação semestral é obrigatória para a manutenção do benefício.

MAIS COMUNIDADE - A Prefeitura de Porto Alegre lança uma ferramenta que permite ao cidadão avaliar pela internet a administração municipal: o Mais Comunidade On-line. Trata-se de um aplicativo disponível na plataforma on-line do serviço 156 que tornará possível a implantação de um processo de análise de políticas públicas por meio da participação popular. O usuário pode optar por acessar o Mais Comunidade On-line através do 156 Web ou pelo aplicativo 156+POA, disponível na App Store e na Google Play. Para dar a sua opinião, o cidadão precisa apenas se cadastrar. Isso pode ser feito por meio de login através das plataformas do Google, do Facebook, do Twitter, da Apple ou do gov.br. Caso não deseje acessar por meio dessas plataformas, é possível ainda fazer o cadastro diretamente no acesso.poa.br.

SOCIAL ESPORTE - O Projeto Social Esporte Clube, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), está com 190 vagas abertas para o Sesc Protásio Alves. São oferecidas diversas modalidades esportivas: 
atletismo, judô, vôlei, futsal, futebol, futebol society, futebol de campo e basquete. Podem participar estudantes das redes públicas estadual e municipal, entre 6 e 17 anos, e bolsistas (100%) de colégio particular com renda familiar de até três salários mínimos. O projeto é um convênio da prefeitura com clubes parceiros e busca a inserção social de crianças e jovens por meio do esporte. As inscrições estão abertas e a matrícula deve ser renovada a cada seis meses. 
Informações sobre o Projeto Social Esporte Clube no telefone (51) 3289-4854 com Aline Borges.

MULHERES EMPREENDEDORAS - Estão abertas as inscrições para o programa Empreenda Como uma Mulher, iniciativa que vai capacitar 500 mulheres de Porto Alegre e Região Metropolitana com negócios formalizados, informais ou em fase de formalização. A capacitação será realizada pelo Sebrae RS e pela Coca-Cola Femsa Brasil e tem o apoio do Programa de Empreendedorismo Feminino de Porto Alegre. As inscrições podem ser feitas pelo link até 30 de junho. Os conteúdos do programa irão abordar estratégias de liderança e gestão, autoconhecimento e aspectos comportamentais, além de promover o amplo compartilhamento de informações práticas e necessárias para se criar um negócio um alavancar um empreendimento já existente. O programa terá duração de seis meses.

ACAMPAMENTO FARROUPILHA - A Secretaria Municipal da Cultura recebe até o dia 1º de julho as inscrições dos piquetes interessados em participar do Acampamento Farroupilha 2022. Os documentos devem ser entregues presencialmente no Saguão do Centro Municipal de Cultura (av. Érico Veríssimo 307 - Menino Deus) de segunda à sexta,  das 9h às 18h até o dia 24 e de 27 de junho a 1º de julho, das 14h às 18h. A Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas publicará dia 8 de julho a relação das entidades homologadas. Saiba mais

GRIPE - A vacinação contra gripe está aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Mesmo após o fim da campanha nacional, a oferta da imunização em Porto Alegre será mantida até o final dos estoques das doses. A Secretaria Municipal de Saúde tem aplicação em 123 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiológico garante proteção contra complicações da doença, que podem levar a hospitalizações e óbitos. 

CÃES E GATOS - Gabinete da Causa Animal promove a campanha É inverno! Eu também sinto frio. A iniciativa busca arrecadar cobertores, roupinhas, rações, guias, caminhas, casinhas e remédios para cães e gatos acolhidos pela prefeitura - resgatados de maus-tratos e abandonos - e para animais de tutores em situação de rua e vulnerabilidade social. A campanha foi idealizada e desenvolvida pelo Gabinete de Comunicação Social da prefeitura. Cartazes e caixas para a colocação das doações serão disponibilizadas às entidades apoiadoras. Veja aqui os locais de coleta. 

CAMPANHA DO AGASALHO - A prefeitura realiza a Campanha do Agasalho e Alimento 2022, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. A iniciativa começou mais cedo neste ano para focar na qualidade das doações e agilizar a distribuição à população em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, foram arrecadadas 200 mil peças de roupa e 10 toneladas de alimentos não-perecíveis que beneficiaram mais de 300 entidades cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e entidades atendidas pelo Gabinete Itinerante. As doações de agasalhos e alimentos poderão ser feitas no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), no Ginásio Tesourinha e mais diversos pontos já cadastrados na campanha. Saiba mais no site Poa que Cuida.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes