Previsão de pautas: sexta-feira, 18 de julho
UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde atenderá comunidade do bairro Mário Quintana nesta sexta-feira, 18. Das 10h às 16h, o ônibus estaciona na Wenceslau Fontoura (rua Tenente Coronel Valdomiro Eifler, 450, praça central do Maristas). Estarão disponíveis vacinas do calendário, consultas médicas e de enfermagem, coleta de citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, teste de gravidez, aplicação de medicação injetável, curativo e retirada de pontos, entre outros procedimentos.
MULHERES - A 7ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres ocorre nesta sexta-feira, 18, e no sábado, 19, no Palácio do Comércio (Largo Visconde do Cairu, 17), no Centro Histórico da Capital. O tema desta edição é “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”. A abertura acontece na sexta-feira, das 19h às 21h. No sábado, as atividades seguem das 9h às 17h, com momentos culturais, grupos de trabalho temáticos, votação de propostas e eleição de delegadas. As inscrições estão esgotadas.
CAUSA ANIMAL - Devido ao tempo instável, foi transferido o atendimento da Unidade Móvel de Saúde Animal desta sexta-feira, 18, na subprefeitura Cruzeiro, na rua Mariano de Matos, 889 - bairro Santa Tereza, das 9h às 12h. A nova data ainda será divulgada. Durante a ação, a prefeitura oferta atendimento veterinário a cães e gatos, vacinação, distribui antiparasitários e realiza cadastro para castração em clínicas credenciadas. O atendimento ocorre por ordem de chegada.
JOSUÉ GUIMARÃES - A Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, na avenida Erico Verissimo, 307, recebe a partir desta sexta-feira, 18, o Projeto Recortes e Registros sobre a obra de Josué Guimarães. São dez encontros quinzenais, até 21 de novembro, sempre às sextas-feiras à tarde, das 14h30 às 17h, mediados pela arquiteta Veronica Daudt. O projeto busca a familiarização e a sensibilização do público com o espaço da biblioteca e com o trabalho do escritor Josué Guimarães, importante referência nacional. As inscrições estão abertas, são gratuitas e devem ser realizadas neste link.
PORTO DA EDUCAÇÃO - A prefeitura lançou o programa Diálogos do Porto da Educação, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Trata-se de um ciclo de palestras com a participação de reconhecidos estudiosos da área educacional - nacionais e internacionais. A programação, gratuita, se estende até o final deste ano. A primeira palestrante será Claudia Costin, especialista em Educação no Brasil, e ocorrerá no dia 28 de julho. O evento ocorre a partir das 9h na rua Riachuelo, 1.257. O ingresso, gratuito, pode ser garantido por este link.
PRÊMIO INOVAÇÃO - A terceira edição do Prêmio Inovação de Porto Alegre está com inscrições abertas. O prêmio é promovido pela prefeitura, por meio do Gabinete da Inovação. A iniciativa busca reconhecer e divulgar projetos que impactam positivamente o ecossistema da cidade. Também valorizar ações que promovam conhecimento, processos, produtos e serviços inovadores de interesse público. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 5 de outubro por meio do formulário on-line, disponível aqui.
CURSOS DE FORMAÇÃO - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Humano (SMIDH), firmou parceria com o Instituto Amores Fati, a Pontifícia Universidade Católica (Pucrs) e o Ministério Público para o programa FatiLab. A iniciativa vai disponibilizar 2 mil vagas em cursos de formação gratuitos para design e programação. O público-alvo são jovens, a partir de 16 anos, com deficiência e em situação de vulnerabilidade. As inscrições estão abertas até 25 de julho por meio deste link.
PLANO DIRETOR - A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), definiu as regras para a audiência pública e as propostas preliminares dos projetos de lei do Plano Diretor Sustentável e da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). A audiência pública será realizada em 9 de agosto, sábado, às 10h, no Auditório Araújo Vianna, na Osvaldo Aranha, nº 685, Parque Farroupilha. Interessados em participar presencialmente devem preencher formulário eletrônico de pré-inscrição até as 13h do dia 8 de agosto, disponível aqui. O credenciamento dos inscritos no local será no dia 9, das 9h às 11h. Além da participação presencial, também será possível enviar contribuições on-line até as 12h do dia 8 de agosto, por meio do site.
CAMPANHA DO AGASALHO - A Prefeitura de Porto Alegre realiza Campanha do Agasalho e do Alimento 2025, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. O objetivo é arrecadar cobertores, roupas de cama, agasalhos, calçados em bom estado, além de alimentos não perecíveis para famílias em situação de vulnerabilidade social. Para mais informações sobre pontos de coleta e formas de participação, acesse o site da Prefeitura de Porto Alegre: prefeitura.poa.br/poaquecuida.
COVID-19 - A vacinação contra Covid-19 para todos os públicos definidos pelo Ministério da Saúde como prioritários está disponível em Porto Alegre. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nova remessa de vacinas, e a oferta acontece de forma diversificada, de acordo com a idade e condição de saúde do público-alvo. Acompanhe no link a atualização dos locais com vacinas disponíveis, de acordo com o estoque. Saiba mais.
HPV - Até 31 de julho, adolescentes e jovens de 15 a 19 anos sem registro de doses da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) podem ser vacinados em qualquer unidade de saúde da Capital. A vacina HPV quadrivalente (HPV4) confere proteção contra os tipos 6, 11, 16 e 18, prevenindo as principais complicações causadas pelo vírus em homens e mulheres. Além da estratégia de oferta de vacina para quem deixou de se vacinar, a Secretaria de Saúde de Porto Alegre oferece a imunização aos públicos que têm recomendação de receber a imunização. Saiba mais.
GRIPE - A vacina contra gripe (influenza) está disponível para todas as pessoas com mais de seis meses de idade em todas unidades de saúde de Porto Alegre. A ampliação pretende garantir proteção contra a influenza para um público maior e diminuir o risco de complicações causadas pela infecção dos vírus Influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza B. Mesmo com a ampliação da oferta para a população em geral, a campanha para os públicos prioritários prossegue, com expectativa de vacinar pelo menos 90% de cada um deles: crianças, gestantes e pessoas com 60 anos e mais. Em Porto Alegre, esses grupos prioritários somam 410.501 pessoas.
Gilmar Martins